Relíquias da Terra


 

 

"Se notamos que as gerações mais novas já não conseguem viver sem estarem permanentemente "ligados", percebemos que também as gerações mais antigas começam a sentir o sabor das tecnologias."

Antes de assim o ser já o era. Antes deste novo ar robusto e renovado, já era um espaço repleto de memórias - não dele, nossas. Antes de esta porta ser erguida, já uma escadaria tinha mais memórias que esta porta alguma dia terá. Antes da porta, que nos veda o acesso ao interior, existia apenas uma pequena escadaria que a algum lado iria dar mas que nunca como acesso foi usada - pelo menos por nós. Agora está longe da nossa vista...

Por: Márcia Arnaud

Nas grandes cidades estamos habituados ao barulho do vizinhos, autocarros, buzinas sempre  em alta, quem mora em apartamentos já é rotina ouvir, os barulhos domésticos dos vizinhos, o choro do bebé, os cheiros da comida da vizinha do 5 andar, os passos do vizinho do quarto andar.

Por: Ana Valente Morais

"Por todos passou pela cabeça que aquela seria a hora em que, juntos, iriamos (novamente) travar uma batalha. Tudo não passou de um susto, um susto coletivo que virou graçola na aldeia na manhã seguinte."

Por: Márcia Arnaud

"Lá, conversamos de janela para janela; da janela para o outro lado da rua; assobiamos a assinalar a hora da pequenada regressar; falamos com quem vai pôr à rua o lixo e com quem sai para fazer umas pequenas compras;..."

Por: Marcia Arnaud

 

Praçais

Este pequeno recanto entre a ponte, o banco e a casa do Ti' Manuel, é um dos muitos sítios de convívio da aldeia. É neste recanto que gerações se juntam, que histórias de criam e caminhos se cruzam.

"A ponte sobre o rio Zêzere, na Estrada Nacional nº112, data de 1949. A sua construção só pecou por tardia, para as grandes aspirações da região, votada quase ao ostracismo durante décadas. Não fora a necessidade de uma ligação de Castelo Branco a Coimbra e só muito mais tarde seria construída a Ponte de Cambas. Que ligou os municípios de Oleiros e Pampilhosa, nos distritos de Castelo Branco e Coimbra."