Ficar trancado fora de casa pode ser frustrante. O chaveiro pode levar horas para chegar, e talvez você não tenha tempo para esperar. Saber como abrir uma fechadura pode tirá-lo de uma enrascada, além de ser uma habilidade muito útil em uma emergência.

Método 1
Usando dois grampos de cabelo                                                                                                                 

 VER VÍDEO 1

   
 1 - Abra um dos grampos até que ele fique em 90 graus. Tome cuidado para não dobrá-lo demais e partir o metal. O grampo de cabelo deve ficar no formato de um “L”.
   
   

 

 

2 - Remova as pontinhas de plástico. Você pode arrancá-las com os dentes, puxá-las com um alicate ou raspá-las com uma faca.


  
 

 

 

3 - Dobre uma das pontas em 45 graus. Você pode fazer isso inserindo a ponta na própria fechadura e dobrando o grampo para um lado. A ponta deve ficar com uma pequena dobrinha de mais ou menos 2,5 cm. Evite dobrar mais do que o necessário. Esta não é uma dobra de 90 graus como a outra.[3]
   

 

 


  

 

4 - Dobre a outra ponta em forma de alça. Você já deve ter um grampo em forma de “L” com a ponta do lado reto levemente dobrada para baixo. Pegue a outra ponta e dobre-a até formar um pequeno “V”, com um ângulo de mais ou menos 20 graus, que possa servir de puxador.

 


  
 

 

5 - Pegue outro grampo. Você vai precisar de mais um grampo, que será inserido na fechadura para ajudar a abri-la.
  

 


  

 

6 - Dobre o lado da alça em mais ou menos 75 graus. Não desdobre o grampo como da outra vez. Use um alicate para dobrar o lado fechado do grampo em mais ou menos 75 graus. Você também pode tentar a mesma técnica que usou no primeiro grampo: enfie o grampo na fechadura e puxe até ele dobrar.
   

 

 

 

VER VÍDEO 7

7 - Insira o lado da alça do segundo grampo (a alavanca) na fechadura. A alavanca vai servir de guia para a gazua, permitindo que você gire a tranca quando todos os grampos estiverem no lugar. O lado aberto servirá de puxador, permitindo que você gire a alavanca e pressione os grampos na tranca.

VER VÍDEO 8
  
8 - Vire levemente a alavanca. Vire a alavanca cuidadosamente, mas com firmeza, na mesma direção em que viraria a chave para abrir a porta. Os pinos da tranca ficarão agarrados, e você sentirá um pouco de resistência. Mantenha a pressão no cilindro enquanto começa a mexer na fechadura.

VER VÍDEO 9
  
9 - Insira a gazua (o primeiro grampo) na fechadura até um pouco depois da alavanca. O lado dobrado deve estar virado para cima para que a ponta da gazua consiga empurrar os pinos para cima.

VER VÍDEO 10
  
10 - Procure pinos presos ou agarrados. Mantendo a pressão na fechadura com a sua alavanca, empurre a gazua para a frente e mova para baixo e para cima para sentir o caminho entre os pinos. Alguns pinos podem ser movidos com certa facilidade. Empurre-os até encontrar um pino agarrado, muito mais difícil de mover.

VER VÍDEO 11
   
11 - Mexa no pino agarrado até ouvir um clique. Mova a sua gazua para baixo e para cima contra o pino agarrado até ouvir o clique dele se encaixando no cilindro. É o som do cilindro se movendo levemente para o lado, separando as partes do pino e impedindo-o de manter a fechadura trancada.

VER VÍDEO 12
   
12 - Faça o mesmo com os outros pinos. Assim que tiver acabado com um pino, o outro vai ficar preso ou agarrado. Encontre o pino agarrado e faça a mesma coisa de antes.
        Mantenha a pressão na fechadura.
        Mova a gazua para cima e para baixo.
        Sinta a posição dos pinos com a gazua e permita que ela guie seus movimentos.

VER VÍDEO 13
  
13 - Gire a alavanca para abrir a fechadura. Quando sentir que tiver passado por todos os pinos, coloque mais pressão na alavanca e a fechadura abrirá.
        Caso a fechadura não abra, pode ser que você tenha empurrado demais um dos pinos. Você pode resolver o problema diminuindo a pressão aplicada na alavanca. O pino vai voltar para o lugar, mas outros pinos também podem cair, fazendo com que tenha que recomeçar do zero.



Método 2
Usando um cartão de crédito



   
  
 1 - Veja se o seu trinco tem mola. Esse tipo de trinco, com uma mola na parte de dentro e uma ponta angulada, é um dos mais comuns. A técnica do cartão de crédito não funciona em outros tipos de trinco. Trincos com mola são geralmente encontrados em maçanetas. Esse método não funcionará caso a porta tenha uma fechadura do tipo deadbolt.

 


  
 

 

 

2 - Escolha um cartão que possa substituir. Esse método certamente entortará o cartão e pode até mesmo quebrá-lo. Use um gift card vencido, o cartão-fidelidade do mercado ou um cartão de crédito que você use pouco e que possa ser facilmente substituído.

 


  
  
 

 

3 - Insira o cartão entre a porta e a moldura. Deslize o cartão bem onde fica o trinco, perto da maçaneta. O cartão terá que dobrar para entrar.

 


   
 
  

 

4 - Mova o cartão para cima e para baixo, aplicando uma pressão constante para a frente. A ideia é tentar fazê-lo passar pelo trinco que está mantendo a porta fechada. O trinco tem um lado liso e angulado. Seu objectivo é fazer o cartão deslizar pela superfície lisa, empurrando o trinco para dentro.

 


   
 
 

 

5 - Vire o cartão na direcção oposta à porta. Isso pressionará o trinco para longe da moldura e para dentro da porta.

 


  
  

 

6 - Gire a maçaneta enquanto move o cartão. Comece a girar a maçaneta para abrir a porta enquanto empurra o cartão. A porta abrirá quando o cartão passar pelo trinco, permitindo que a maçaneta gire.

 

 



Método 3
Abrindo uma fechadura cilíndrica



  
   

 

1 - Junte as ferramentas necessárias. As fechaduras cilíndricas costumam ser encontradas em portas interiores, como as dos quartos e casas de banho de uma casa. Elas têm um botão do lado de dentro que permite ao ocupante trancar a porta. Fechaduras cilíndricas podem ser abertas por fora com diversos tipos de ferramentas. Qualquer coisa recta e comprida que caiba no buraco no centro da maçaneta deve servir. Use, por exemplo, um grampo cabelo, um clip de papel ou um cabide de arame.


   
  
   

 

2 - Encontre o buraco. A maioria das fechaduras cilíndricas tem um buraco bem no centro da maçaneta. Caso não consiga vê-lo, dê uma olhada na base da maçaneta ou no pedaço em contacto com a porta. Você provavelmente encontrará um buraco pequeno.

 


   
  

 

3 - Insira o clip de papel no buraco e empurre. Empurre o clip para dentro do buraco até ele ficar agarrado. Pressione e empurre o pino para frente. Ouvirá um clique e a fechadura cilíndrica se abrirá.

 

 

 

Referências:

    ↑ http://gizmodo.com/how-to-pick-a-lock-using-nothing-but-hairpins-1536934016
    ↑ http://gizmodo.com/how-to-pick-a-lock-using-nothing-but-hairpins-1536934016
    ↑ http://gizmodo.com/how-to-pick-a-lock-using-nothing-but-hairpins-1536934016
    ↑ http://www.artofmanliness.com/2014/11/19/how-to-pick-a-lock-pin-tumbler-locks/
    ↑ http://www.lockpickguide.com/pintumblerlockpick.html
    ↑ http://www.artofmanliness.com/2014/11/19/how-to-pick-a-lock-pin-tumbler-locks/
    ↑ http://www.lockpickguide.com/pintumblerlockpick.html
    ↑ http://www.artofmanliness.com/2014/11/19/how-to-pick-a-lock-pin-tumbler-locks/
    ↑ http://gizmodo.com/how-to-pick-a-lock-using-nothing-but-hairpins-1536934016

0
0
0
s2sdefault