Elísio Chaves Presidente da ACRL

Hoje damos voz a um homem que tem dado grande parte da sua vida e do seu tempo à nobre causa que é a do regionalismo. Este movimento muito tem contribuído para que o interior não tenha sido completamente votado ao ostracismo, apesar da eventual desertificação que possa estar a verificar-se, apresentar, até, na grande maioria dos casos, uma qualidade de vida razoável para os seus habitantes.

Elísio Chaves, de 61 anos, oriundo de Tondela, é licenciado em Sociologia, trabalha no Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana como técnico superior, é também presidente da Direcção da Casa do concelho de Tondela e Presidente da Direcção das Casas Regionais em Lisboa (ACRL).

 

SerrasOnLine News Quem é o Elísio Chaves?

Elísio Chaves –  Sou  Pai de duas filas e uma neta. Sou uma pessoa tranquila, e participativa, com alguma experiência que fui adquirindo ao longo da vida. Fui eleito autarca por 2 vezes, participei na vida associativa das associações de pais. Fiz parte da Direcção da FAPsintra e Ferlap Lisboa. Fui representante dos pais no concelho municipal da educação de Sintra e da CPCJ de Sintra. Tenho casa em Tondela e vivo na Pontinha.

 

SerrasOnLine News – Qual o objetivo das Casas Regionais e no caso da ACRL?

Elísio Chaves – Da ACRL, fazem parte 24 casas associadas e as mesmas preconizam objectivos  comuns. A sua direcção é composta pelos representantes da casa do concelho de Tondela, da Casa de Castanheira de Pêra, Casa do Concelho de Arronches, Casa da Comarca da Sertã e Casa de Ponte de Lima.

São elas:

Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, Casa da Comarca de Arganil, Casa Regionalista de Ferreira do Zêzere, Casa do Concelho de Alvaiázere, Casa do Concelho de Castanheira de Pêra, Casa do Concelho de Penacova, Casa do Concelho de Ponte de Lima, Casa dos Tabuenses, Casa do Concelho de Tomar, Casa do Concelho de Tondela, Liga dos Amigos de Valença do Minho, Casa dos Courenses, Casa do Concelho de Castro Daire, Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Casa dos Cerveirenses, Casa do Concelho de Aguiar da Beira, Casa do Concelho de Cinfães, Casa da Comarca da Sertã, Casa do Concelho da Covilhã, Casa do Concelho de Gouveia, Casa do Concelho de Arronches, Casa do Concelho de Góis, Casa das Beiras e Casa do Concelho de Vila Velha do Ródão.

Nos seus estatutos, A ACRL – associação das casas regionais em Lisboa, constituída em 27/11/2007-compete a promover os valores do regionalismo através da cooperação, intercâmbio , convívio e participação entre as casas regionais ou equiparadas e destas com Entidades e Comunidades Locais., compete ainda promover a união de todas as Casas Regionais em Lisboa com vista à satisfação dos interesses comuns e ao melhor desenvolvimento das suas actividades associativas; representar e defender os interesses comuns das casas regionais ou equiparadas junto das entidades Oficiais, Organismos Públicos e Privados. Em geral, as casas regionais têm por objectivo promover a cultura, gastronomia, história e tradições dos concelhos que abrangem, nomeadamente através da realização de iniciativas para os associados, familiares e amigos, promovendo uma sã convivência entre todos e amplificando o potencial de cada terra.

Quanto à ACRL, diria que o principal objectivo é o de servir de pólo agregador das casas regionais, nomeadamente junto da Câmara Municipal de Lisboa, com vista à resolução de determinados problemas e necessidades específicas, bem como promover a sua divulgação e das iniciativas que desenvolvem.

 

SerrasOnLine News – Quais os principais problemas que as Casas Regionais apresentam actualmente?

Elísio Chaves – As casas regionais, lutam para se manterem vivas e participativas, por vezes sem apoios das freguesias aonde estão instaladas e do município de Lisboa.  Lisboa, cidade capital, recebeu milhares de pessoas do interior a procura de trabalho e do outro meio de sobrevivência, deixando para trás as suas raízes, regressando posteriormente  para matar saudades e participar nos eventos que as mesmas lhe proporcionam. Na sua vinda para Lisboa, vieram a procura de emprego e melhores condições de vida. Já em Lisboa organizaram-se, criando instituições regionalistas, com o objectivo de se apoiarem mutuamente e de conviverem e defenderem a sua estrutura cultural, muitas delas, são instituições regionalistas com o estatuto de utilidade pública. A cidade de Lisboa deve a estes homens e mulheres, a sua construção enquanto cidade capital, através do seu espírito de sobrevivência.   Muitas casas regionais devido a nova lei das rendas NRAU , perderam as suas instalações e procuram alternativas à sua sobrevivência em novas instalações com rendas que possam pagar, falhando a falta de apoio da sua freguesia e município de Lisboa. Muitas casas regionais, tem os seus grupos folclóricos e grupos de cavaquinhos e concertinas, encontram-se parados devido ao surto pandémico que alastrou em todo o mundo e não podem fazer ensaios dos seus grupos. Era urgente que a Câmara de Lisboa ou juntas de freguesias fornecessem testes higiénicos para que se iniciasse um processo de ensaios e convívio e preparar-mo-nos para o futuro sem pandemia. O município que se orgulha de ter uma representação em Lisboa, devia dar o apoio necessário a sua embaixada em Lisboa, divulgando e apoiando os seus conterrâneos. A casa regional e uma outra freguesia do seu concelho que necessita de ser sustentada e apoiada, apesar de serem autónomas. Quanto aos principais problemas, diria que estão relacionados com o envelhecimento dos associados e a dificuldade na renovação, bem como com a falta de sede ou deficientes condições que actualmente algumas apresentam, dificultando a realização de iniciativas. A Casa da Pampilhosa da Serra, da Sertã, de Alvaiázere, Ferreira do Zêzere encontram-se em obras a pensar no futuro.

 

SerrasOnLine News – Para quem conhece o meio, o funcionamento das Casas Regionais é baseado no voluntariado, a título gracioso. Tem sido fácil conseguir novos elementos para fazer este tipo de trabalho, a todos os títulos meritório?

Elísio Chaves – Lei no 20/2004 de 5 de junho Estatuto do Dirigente Associativo Voluntário – prevê a falta e a respectiva remuneração ou substituição de ferias, será o único apoio, no entanto, raro ser usado. Os jovens que arranjam emprego ou que estudam em Lisboa procuram associar-se a grupos de jovens informais, faltando aqui a divulgação em Lisboa das suas casas regionais, a para de uma oferta de eventos regionais na capital e falta de divulgação dos mesmos.  Por se tratar de um trabalho voluntário, todos os dirigentes têm um horário de trabalho a cumprir, e só depois poderão dar o apoio necessário as associações de que são dirigentes. Este trabalho voluntário não remunerado, faz mover muitas pessoas e faz movimentar uma sociedade inteira não é devidamente valorizado.

 

SerrasOnLine News – Nesta altura de pandemia, tem sido particularmente difícil? Pode-nos enumerar as principais dificuldades que têm sentido.

Elísio Chaves – As casas regionais, estão a atravessar o período mais critico da sua história. Não podemos fazer eventos internamente e publicamente, para angariação de fundos,  com objectivo de suportar a existência das suas instalações e,  satisfazer as suas necessidades básica como sejam pagar a Luz a Agua a sua internet e despesas de manutenção. Estamos a travessar um periodo de abandono dos sócios, porque quem não é visto não e lembrado. A agravar a situação, estas instituições, nos seus eventos tem de abandonar os plásticos e comprar tudo em cartão, porque a lei impões tais medidas. Por outro lado, a ACRL, não pode organizar eventos para poder apoiar as casas regionais e para si própria. Resta-nos pedir apoio aos municíipios sensibilizando-os para nos apoiar com estas necessidades básicas.

 

SerrasOnLine News – Sabemos que defendem a ideia da criação de um espaço comum que aglutine as Casas Regionais, para divulgação e comercialização dos produtos endógenos das diversas regiões. Defendem que seja um espaço permanente, ou será suficiente, fazer-se a divulgação como tem sido feita até aqui, em eventos, feiras e certames?

Elísio Chaves – Seria uma boa ideia a concretizar no futuro que se encontrasse um espaço central em que se aglutinasse a possibilidade da presença das casas regionais, alternadamente  e ao mesmo tempo tivesse um espaço para venda de produtos regionais e aonde pudessem actuar grupos para chamar naturais de vários concelhos a procurar produtos endógenos,  centro de reuniões de apoio a negócios no interior e sua divulgação.

Por outros lado, a existência de um palco permanente para divulgação de grupos etnográficos com a actuação de ranchos folclóricos  que representem o interior e das nossas regiões, para turista ver e procurar encontra no interior. Com esta centralidade, o país reunido e divulgado e poder-se-ia centrar o apoio técnico a uma possível candidatura regional do nosso folclore, com os respectivos trajes e costumes a património mundial da UNESCO. O cante alentejano é ensinado nas escolas e divulgado na universidade de Évora o futuro passa obrigatoriamente pelo ensino das escolas.

SerrasOnLine News – As entidades oficiais, tais como: Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e outras dão o devido valor e apoio que estas Casas regionais merecem, como veículos de divulgação da riqueza cultural regional?

Elísio Chaves – Cada casa é um caso mas de uma forma geral diria que as Câmaras reconhecem o trabalho, embora nem sempre isso se traduza na atribuição de apoios financeiros.

 Neste momento, existe um evento anual que a câmara municipal colabora e apoia pontualmente, mas queremos mais e necessitamos de organizar mais eventos em Lisboa para apoio a sobrevivência das casas. Estou convencido que não existe um lisboeta que não tenha nos seus ascendentes, parentes que não tenham raízes do interior.

 

SerrasOnLine News – É um facto que o paradigma, os desejos e os anseios que as Casas Regionais apresentam neste momento, são completamente diferentes da data da sua criação. Terão as casas tido a capacidade de se adaptar a esta realidade mais recente, ou necessitam de uma actualização urgente?

Elísio Chaves – As casas regionais, tem de saber criar alternativas aos objectivos que tiveram inicialmente. Algumas já o fazem não área do desporto do folclore etc. A Acrl , gostaria muito de ver outros projectos implementados em Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e das freguesias de Lisboa. A ideia de  concurso de sopas em que cada casa regional confeccionasse uma ou duas sopas e as colocasse a concurso com um júri de apoio. Servia para divulgação dos produtos endógenos.

 

SerrasOnLine News – Falando agora de futuro, terão as Casas Regionais futuro, ou acabarão por desaparecer?

Elísio Chaves – Se nós tivermos o apoio das Câmaras Municipais de Lisboa e dos nosso territórios de pertence, iremos ter muito trabalho pela frente e algumas dificuldades, depende sempre dos seus dirigentes, das suas atitudes perante a vida. Talvez a ACRL, inicie um processo de formação para organizar as instituições e ser capaz de pedir apoio á acamara municipal para organização de projetos, estaremos sempre disponíveis em nome das casas para lhes dar apoio, assim a câmara municipal nos considere parceiro da cultura.

 

SerrasOnLine News – Tem sido fácil a captação e a envolvência neste movimento das gerações mais novas? O que é que as Casas pretendem fazer para captar as segundas e as terceiras gerações de descendentes das nossas zonas?

Elísio Chaves – O conceito de participação nos movimentos associativos criados na geração anterior era feito por necessidade e objectivos comuns. Temos, hoje a ideia que filhos e netos tem conceitos diferentes de participação em muitos casos, será sempre por troca de uma  compensação monetária.   No entanto, acreditar e puxar por todos os que se identifiquem pela cultura das tradições e do saber estar e organizar projectos para a juventude, na área do desporto e da cultura.  Dar informação aos residentes da existência de estruturas regionais. Penso que o conceito está já a mudar na participação.

Saber fazer, saber organizar e saber proteger, deverá ser sempre um ponto de partida para uma formação e informação.

 

 SerrasOnLine News – É verdade que o desenvolvimento rural se deve em grande parte, ao impulso gerado pelas Casas Regionais?

Elísio Chaves – As Ligas de Amigos sediados em muitas casas regionais em Lisboa, fomentou o apoio monetário, desenvolver as terras que deixaram e onde não havia emprego. Na altura a sua função era arranjar dinheiro, para construir hospitais, quartel de bombeiros, abastecimento de água, construção de estradas e arruamentos etc.  e os objectivos inicialmente para que foram criadas, alterou-se, a sociedade de desenvolvimento globalizou-se e as pessoas não tem necessidade das casas para desenvolver os seus objectivos. Algumas casas criaram em Lisboa a sua estrutura de aldeia/freguesia para angariação de fundos para a construção de infraestruturas necessárias para apoio as pessoas que lá ficaram. Agora devemos preservar o que temos no interior e as entidades locais serem capazes de apoiar quem pretende regressar. Temos muita coisa para oferecer, segurança, bom ambiente, habitação com qualidade, natureza, paisagens deslumbrantes, alimentação saudável, empregos, redes alternativas de energia etc, etc.

 

SerrasOnLine News – Tem sido devidamente aproveitada a pouca imprensa regional que existe no País, para divulgação eficiente das actividades das Casas e da cultura regional que existe no País?

Elísio Chaves – A imprensa regional, só tem conhecimento do trabalho efectuado, quando as suas casas fazem a divulgação ou quando enviam a notícia do acontecimento, no entanto e pensando bem, deviam demonstrar mais interesse em saber o que se passa nas associações de sua pertença.

 

SerrasOnLine News – Sente que temos alguma dificuldade em partilhar aquilo que é “nosso”, com os outros, nomeadamente com os ditos “urbanos”?

Elísio Chaves – Não sentimos dificuldades nenhumas em divulgar aquilo que é nosso, porque todos nós somos e sentimos orgulho daquilo que representamos, o problema é termos oportunidades em divulgar e em criar grupos com quem nos identificamos culturalmente. As casas regionais, já fizeram eventos em conjunto, no rossio na praça da figueira e praça do comercio e apresentamos o folclore das nossas terras e gostávamos de voltar.

 

SerrasOnLine News – Para terminar queria deixar alguma mensagem para os nossos leitores?

Elísio Chaves – A todos os leitores, pessoas do interior e citadinos, deixo um recado, preservem a cultura dos nossos ascendentes e criem, para uma sociedade que vive para o turismo e do turismo. Eu sinto que nós banalizamos a nossa cultura como povo, mas é essa cultura que banalizamos e que os outros admiram e gostam. Estamos a tempo de mostrar aos outros a estrutura etnográfica e gastronómica que temos na região de Lisboa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pin It

Breves em SerrasOnline

Oleiros horário do transporte escolar

19-09-2022

A Câmara Municipal de Oleiros volta a assegurar gratuitamente o transporte escolar às crianças e jovens do nosso concelho.

Inauguração do novo subsistema de saneam…

12-09-2022

Entrou em funcionamento na passada semana a nova solução de saneamento instalada em Casal de São José, na freguesia de Arganil, beneficiando cerca de duas centenas de pessoas. A intervenção...

Oliveira do Hospital investe 694 mil eur…

12-09-2022

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai investir na aquisição de três autocarros elétricos com vista à promoção da utilização de energias limpas. Na sua última reunião, no dia...

Ponte da Roda em obras

12-09-2022

Arrancam na próxima segunda-feira, dia 12 de setembro, as obras de requalificação da Ponte da Roda, na freguesia de Oleiros-Amieira.

Município associa-se à iniciativa 'Setem…

12-09-2022

A Associação Acreditar promove em Portugal a campanha “Setembro Dourado”, mês da sensibilização para o cancro pediátrico.

Aprovada aquisição de terrenos para plan…

12-09-2022

No seguimento da última reunião de câmara e no âmbito do desenvolvimento do projeto de exploração vitivinícola previsto para a Área de Gestão Integrada da Paisagem (AIGP) da Travessa, foi...

A propósito dos apoios às famílias

06-09-2022

OS APOIOS DO GOVERNO ÀS FAMÍLIAS E A DISCREPÂNCIA ENTRE O TER E O NÃO TER A Leitura de um concelho (Pampilhosa da Serra) Artigo de Opinião Por: Anselmo Gonçalves

Primeira edição da FIADA - Feira Nacion…

05-09-2022

A câmara da Covilhã apresentou, em conferência de imprensa a primeira edição da FIADA - Feira Nacional de Artesanato e Design, que irá decorrer de 8 a 11 de setembro...

“Visit Arganil” caminhou pelas margens d…

05-09-2022

No passado domingo, dia 28 de julho, a iniciativa “Visit Arganil a caminhar”, promovida pelo Município de Arganil, teve encontro marcado na aldeia do Maladão com rumo à Barragem das...

Orçamento Participativo de Góis do ano d…

05-09-2022

O Orçamento Participativo de Góis do ano de 2023 conta a sua quarta edição.

Período balnear no concelho de Pampilhos…

05-09-2022

Oficialmente, de acordo com portaria nº141 – A/2022, a época balnear no concelho de Pampilhosa da Serra estende-se ao longo dos meses de julho e agosto, ainda que, devido à...

Teatro em Oleiros evoca idosos esquecido…

05-09-2022

Peça de teatro em Oleiros evoca idosos esquecidos e abandonados; O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila...

“Acallela” leva canto à capela a Álvaro

05-09-2022

A Aldeia de Xisto de Álvaro, em Oleiros, vai acolher a 10 de setembro um concerto pelos “Acallela", um projeto musical que consiste na interpretação de diversos temas musicais, onde...

Escaramuça Ribeirinha

25-08-2022

A atividade Escaramuça Ribeirinha, realizada no passado dia 21 de agosto, consistiu numa caminhada guiada que pretendeu unir, de forma harmoniosa, ambiente e história, através da interpretação e descoberta de...

Planta Partty para reflorestar Oleiros

25-08-2022

"O Planta Party é um evento-assinatura da associação cultural Safari @safari.producoes que visa converter a energia do público e a força das artes em ganhos concretos para o ambiente."

Gabriel Lopes um serrano medalhado

22-08-2022

O português Gabriel Lopes, de 25 anos, conquistou a medalha de bronze nos 200 metros estilos nos Campeonatos da Europa de Natação que decorrem em Roma, Itália.

Ceiroco em Festa

22-08-2022

A povoação da aldeia de Ceiroco reuniu-se,  juntamente com familiares e amigos, num almoço-convívio, que serviu de igual modo para assinalar de forma simbólica a requalificação do troço de ligação...

Pampilhosenses e amigos unidos na alegri…

22-08-2022

Começou, ontem, a 23ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra, um “ponto de encontro” que, dois anos depois da última edição, volta a reunir Pampilhosenses, famílias e...

Apelo à moderação do consumo de água

10-08-2022

A situação de seca severa/extrema vivida em grande parte do território nacional, que se tem vindo a agravar devido às elevadas temperaturas que se têm feito sentir neste verão, é...

Ribeira de Oleiros requalificada

10-08-2022

Já se encontra na reta final todo o projeto de requalificação, embelezamento paisagístico e capacitação ambiental da Ribeira de Oleiros.

Cascalheira e Ronqueira escolhidas para …

10-08-2022

Foram apresentadas esta segunda-feira em conferência de imprensa, as iniciativas que pretendem assinalar o Dia Internacional da Juventude, na Região Centro, que se celebra na próxima sexta-feira, dia 12 de...

Fonte velha do Armadouro

10-08-2022

Esta é a primeira fonte do Armadouro e local de passagem indispensável para as gerações que outrora lá se deslocavam, quer fosse para ir buscar água ou para demorados convívios.

Adeus Amigo

10-08-2022

O Jornal SerrasOnline News está mais pobre e certamente mais incompleto, pois o seu Diretor Adjunto foi vencido pela batalha que travava à algum tempo.

Restaurante As Beiras distinguido

10-08-2022

O restaurante As Beiras, situado no Casal da Lapa, foi um dos 39 restaurantes distinguidos ontem, na Mealhada, na cerimónia de entrega de placas e diplomas do Programa Seleção, Gastronomia...

Entrega dos certificados do curso Portug…

03-08-2022

Foram hoje entregues os certificados do curso “Português - Língua de Acolhimento”, aos 18 migrantes residentes no concelho de Pampilhosa da Serra que o concluíram.

Exposição de Digigrafia de António F. Ma…

29-07-2022

Não perca a inauguração da exposição de digigrafia "Cor a Cor Traço esta Terra" já no próximo dia 5 de agosto, pelas 18h00.

“Arte com Xisto” para apreciar com o cor…

22-07-2022

Foi inaugurada, na tarde hoje, dia 15 de julho, a exposição “Arte com Xisto”, que contém trabalhos elaborados por José Antunes Ramos, criador do projeto Aldeias do Zé.

Feira do Artesanato e Gastronomia Inscri…

05-06-2022

  Inscrições para a XXIII Feira do Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra (Artesanato e Produtos Endógenos / Gastronomia (tasquinhas)

Festas do Concelho de 14 a 18 de Agosto

01-06-2022

  Festas do Concelho de 14 a 18 de agosto na Vila de Pampilhosa da Serra

Reunião com Empresários da Construção Ci…

26-05-2022

  Reunião com empresários ligados à construção civil e atividades conexas pretende esclarecer e fomentar a participação e acesso a procedimentos de contratação pública

Campanha de recolha alimentar

23-05-2022

Campanha de recolha alimentar

Apoio Excepcional de Crise (AEC) - À ate…

18-05-2022

  Apoio Excecional de Crise (AEC) - À atenção dos agricultores e correntes da invasão militar da Rússia ao território da Ucrânia e a necessidade de apoiar os agricultores a fazer...

Evento CITO - Caminhar pela Natureza

16-05-2022

  O evento CITO – Caminhar pela Natureza, convida os geocachers e todos(as) os(as) amantes da natureza, a descobrir parte do vasto património natural do território, através de uma GeoCaminhada ao...

Exposição de Pintura Abstrata de Patríci…

15-05-2022

  Exposição de Pintura Abstrata de Patrícia Reis

15º Convívio Regionalista das Colectivid…

15-05-2022

  Após dois anos de intervalo devido à pandemia, é com agrado que recebemos a noticia que o movimento do Regionalismo da freguesia de Fajão-Vidual, está a planear voltar a realizar...

“Estórias Trágico Marítimas de um Pampil…

30-04-2022

Lançamento do Livro “Estórias Trágico Marítimas de um Pampilhosense” do Valserrense Barata Lopes No passado dia 24 de Abril foi lançado no salão da União Progressiva de Vale Serrão o livro...

Vale Serrão em Festa 2022

29-04-2022

VALE SERRÃO EM FESTA Decorreu no passado dia 24, mais um almoço anual da colectividade de Vale Serrão. Este ano com um sabor muito especial, após um interregno de dois anos, devido...

Exploração Vitivinícola do Vale do Zêzer…

13-04-2022

Contratos de arrendamento "abrem caminho" a exploração vitivinícola no Vale do Zêzere

Dia do Município Pampilhosa da Serra

10-04-2022

Comemorações do Feriado Municipal de Pampilhosa da Serra – O dia que marca “a história do viver e do sentir de cada um dos Pampilhosenses”

Comemorações do Dia do Município

07-04-2022

Comemorações do Dia do Município Pampilhosa da Serra, assinala, no dia 10 de abril, o seu Feriado Municipal. A efeméride remonta a 1388, ano em que os homens bons da...

Lançamento de Livro em Vale Serrão a 24 …

06-04-2022

No próximo dia 24 de Abril, na Casa de Convívio em Vale Serrão vai ser apresentado, o livro "Estórias Trágico Marítimas de um Pampilhosense". "A presente obra, depois de descrever a...

Almoço Anual da UP Vale Serrão

06-04-2022

       Recebemos da UPVS o seguinte comunicado que transcrevemos a seguir.   ASSUNTO: ALMOÇO ANUAL DIA 24 de ABRIL de 2022 em VALE SERRÃO

Vilar da Amoreira, Crónica de uma aldeia…

01-04-2022

Por: António Amaro Rosa Por: António Amaro Rosa

Yanni e Tiago Silva em Pampilhosa da Ser…

31-03-2022

O famoso músico, teclista e compositor grego, confirmou já a sua presença num espetáculo de multimédia a realizar na barragem de Santa Luzia numa noite de agosto de 2022.

Tiago Silva no Festival do Arroz da Lamp…

25-03-2022

  O Festival do Arroz da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio é promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, conta com a parceria estratégica da Turismo Centro de Portugal e...

Centena e meia caminharam pelo Trilho In…

21-03-2022

A maior parte dos caminheiros que participaram na primeira fase da Rota Muradal – Pangeia, o famoso Trilho Internacional dos Apalaches, que decorreu no sábado, dia 19 de março, querem...

Carvalha, Aldeia dos Sonhos

16-03-2022

Eleita “Aldeia dos Sonhos 2020”, a Carvalha – pequena aldeia da União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, no município de Oliveira do Hospital –...

XXVII Feira do Livro de Arganil

16-03-2022

Entre o dia 6 e 9 de Abril realizar-se-á a XXVII Feira do Livro de Arganil no Espaço Multiusos da Cerâmica Arganilense.Organizada pela Câmara Municipal através da sua Biblioteca Municipal...

Madeirã: “Hora do Conto Encenada” foi um…

16-03-2022

A sala da Casa do Povo de Madeirã foi pequena para receber a população que quis assistir à última “Hora do Conto Encenada” no concelho de Oleiros, que decorreu no...

Património de Isna valorizado em visita …

16-03-2022

Numa lógica de descentralização da cultura e dando continuidade ao projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural 2.0, realizou-se no sábado, dia 5 de março, mais uma das Visitas Guiadas e Encenadas...

Oleiros recebe uma família de refugiados…

16-03-2022

“Desde a primeira hora que fomos contactados pelo senhor Armando Ventura, a informar-nos da situação desta família, demonstrámos toda a disponibilidade para ajudar naquilo que fosse possível, nomeadamente no alojamento...

“Bolsa de Senhorios Solidários”

16-03-2022

A Câmara Municipal decidiu criar uma “Bolsa de Senhorios Solidários”, com o intuito de alargar a possível oferta de alojamento para os refugiados Ucranianos. A decisão surge na sequência do...

Exposição “Portas do Céu” evidencia “ati…

16-03-2022

Na Galeria Principal do Edifício Monsenhor Nunes Pereira já foi inaugurada a exposição de fotografia “Portas do Céu”, da autoria de Miguel Marques. Trata-se de uma mostra itinerante realizada no...

Assinatura do auto de consignação de int…

16-03-2022

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra assinou, hoje, no Centro Cultural de Fajão, o auto de consignação de uma intervenção de cerca de 418 mil euros para reabilitar...

Homenagem às Mulheres Pampilhosenses

08-03-2022

Homenagem às Mulheres Pampilhosenses - Comemorações do Dia Internacional da Mulher

CMPS Apoia Voto de Repúdio ás Acções da …

02-03-2022

Câmara Municipal aprova voto de repúdio às ações da Rússia, de solidariedade ao povo Ucraniano e implementa medidas de apoio a refugiados

Registos de Carnaval do GCRPS na Pampilh…

01-03-2022

Registos da iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo de Pampilhosa da Serra, que neste Carnaval surpreendeu Pampilhosenses e visitantes. A sátira ao quotidiano local e a alguns temas da atualidade...

2ª Reunião Descentralizda da Câmara

28-02-2022

Decorrerá, hoje, pelas 18h00, a segunda Reunião de Câmara descentralizada, que desta vez terá lugar na Freguesia de Dornelas do Zêzere (edifício da Junta de Freguesia).

Vale do Souto Projeto de beneficiação da…

21-02-2022

O projeto de beneficiação da levada utilizada para rega em Vale do Souto, freguesia de Mosteiro e concelho de Oleiros, obteve o parecer favorável por parte da Direção Regional de...

Caminho do Xisto de Porto de Vacas volta…

21-02-2022

Dois anos depois, é com ânimo reforçado que a aldeia de Porto de Vacas, em Pampilhosa da Serra, voltará a acolher o célebre convívio “Carnaval é no Caminho do Xisto...

PDR 2020 Operação 3.2.2 / 2022

21-02-2022

PEQUENOS INVESTIMENTOS NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA - Territórios Vulneráveis pela Perigosidade de Incêndio Rural. A submissão de candidaturas está disponível até às 17:00 do dia 1 de abril de 2022.

Assinatura de Livro de Honra Expo Dubai

17-02-2022

Integrando a comitiva da CIM Região de Coimbra, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, assinou ontem o Livro de Honra do Pavilhão de Portugal, na Expo Dubai 2020.

Árvore Europeia ano de 2022 em Represent…

17-02-2022

Á𝗿𝘃𝗼𝗿𝗲 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗔𝗻𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟮, 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗮 𝗿𝗲𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹!

Pampilhosa da Serra campanha Primavera

16-02-2022

“uma campanha de vouchers de desconto direto de 25€”, que serão distribuídos presencialmente na Bolsa de Turismo de Lisboa – de 16 a 20 de março -, “numa quantidade equivalente...

Tiago Silva

11-02-2022

https://www.youtube.com/watch?v=swncxLsGXlE

Contos de Fajão

10-02-2022

Monsenhor Nunes Pereira Augusto Nunes Pereira nasceu a 9 de Dezembro de 1906 na Mata, freguesia de Fajão, concelho de Pampilhosa da Serra. Foi o segundo de quatro filhos. Seu Pai...

'Retratos de 16 anos de Folia e Foliões'

09-02-2022

Integrada na programação cultural em rede do projeto supramunicipal "Foliar entre Montes e Mar", a exposição de fotografia, organizada em parceria com a Lousitânea, pretende ilustrar "a corrida do entrudo...

Medida excecional de apoio pelo aumento …

09-02-2022

Associamo-nos à divulgação da medida excecional de apoio pelo aumento do salário mínimo nacional em 2022, criada através do Decreto-Lei n.º 109-B/2021, de 7 de dezembro, em anexo.

Aprovado o orçamento municipal de Argani…

09-02-2022

No valor de aproximadamente 24 milhões e 400 mil euros, o orçamento municipal de Arganil para 2022 foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal, no passado dia 4 de dezembro...

Curso de Nadadores Salvadores

07-02-2022

Até ao dia 4 de março estão abertas as inscrições para o Curso de Nadadores Salvadores.

Pampilhosense arranca em falso

06-02-2022

No arranque da fase de apuramento de campeão a equipa do Pampilhosense deslocava-se à Tocha com o intuito de vencer e entrar com o pé direito na prova. Já a...

Programas de apoio ao setor cultural, cr…

06-02-2022

Estão abertas candidaturas a programas de apoio ao setor cultural, criativo e associativo

Bolsa de Projetos Culturais Locais da Re…

06-02-2022

Até 15 de fevereiro de 2022 está aberta a 2ª fase de candidaturas à Bolsa de Projetos Culturais Locais da Região de Coimbra.

Castanheiro centenário é candidato a Árv…

06-02-2022

Um dos castanheiros centenários localizados na zona de Castanheira da Serra, na Freguesia de Fajão Vidual, é candidata a Árvore do ano 2022 no concurso com o mesmo nome. O...

Amália na Galeria Municipal de Oleiros

02-02-2022

Vai estar patente na Galeria Municipal de Oleiros, a partir de 5 de fevereiro, a exposição “Bem-vinda sejas, Amália” – uma produção da Fundação Amália Rodrigues inserida nas comemorações do...

Isidro Alves Poeta Autodidacta em Entrev…

02-02-2022

Isidro Alves, nasceu em junho de 1958 na aldeia de Malhadas da Serra, freguesia de Pessegueiro, concelho de Pampilhosa da Serra.

Atelier da Filhó Espichada no Cabril

01-02-2022

Atelier da Filhó inaugurado no Cabril

Parcómetros municipais: fim da suspensão…

31-01-2022

A partir do dia 1 de fevereiro a suspensão do pagamento da taxa do estacionamento de duração limitada em Arganil, motivada à data pelos constrangimentos da situação pandémica, vai ser...

Ação de Fogo Controlado na Aigra Velha, …

30-01-2022

O Município de Góis, no dia 18 de janeiro, colaborou ativamente em ação de fogo controlado, executada na Aigra Velha, numa área total de aproximadamente 24 hectares.

Município incentiva a participação públi…

30-01-2022

O Município de Oleiros vem por este meio divulgar a consulta pública que a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações – está a promover sobre a cobertura de redes públicas...

Reunião De Câmara Descentralizada

29-01-2022

Reuniões de Câmara descentralizadas  Na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, pelas 18h00, decorrerá a primeira reunião de câmara descentralizada. A sessão terá lugar na antiga escola primária do Cabril, sendo...

O Astrolábio 188

27-01-2022

Boletim da Unidade Pastoral Pampilhosa da Serra

Percursos Pedestres do Piodão

27-01-2022

De acordo com dados fornecidos pela Associação Aldeias Históricas de Portugal, o percurso pedestre “Os Povos da Ribeira de Piodam” (P.R.2), na Aldeia Histórica do Piódão, surge no topo das...

Câmara Reuniu com Comerciantes na Pampil…

26-01-2022

Câmara Municipal reuniu com comerciantes da Vila de Pampilhosa da Serra

Oleiros distinguido como Autarquia Fami…

22-01-2022

O Município de Oleiros recebeu, no passado dia 25 de novembro, em Coimbra, a Bandeira Verde, representativa da sua distinção enquanto Autarquia + Familiarmente mais Responsável.

“Mastros”: tradição distinta e autêntica…

22-01-2022

O concelho de Arganil encerra peculiares tradições nas suas freguesias e localidades. Uma delas e que recentemente parece ter sido reavivada é o “Mastro”.

Parque de Feiras e Mercados e Devesas Al…

22-01-2022

O Parque de Feiras e Mercados e o espaço das Devesas Altas, no centro da vila de Oleiros, foram inaugurados ontem, dia 10 de dezembro, pela Ministra da Coesão Territorial...

CLDS Pampilhosa Inspira-ação

22-01-2022

Desde fevereiro do ano passado que o projeto CLDS Pampilhosa Inspira-ação tem dinamizado ações de proximidade junto da população concelhia, contabilizando-se já um total de 146 sessões em 44 aldeias...

Destaques da última reunião do executivo…

18-01-2022

À margem da última reunião de câmara de 2021 e por força do aumento substancial dos números da pandemia em todo o país, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio...

EAPN Portugal visitou Pampilhosa da Serr…

18-01-2022

A EAPN Portugal visitou hoje a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, com o intuito de proceder à entrega simbólica de um tijolo, como incentivo à construção de políticas que...

Pampilhosa da Serra primeiro lugar do Ra…

18-01-2022

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses do ano de 2020, uma edição da Ordem dos Contabilistas Certificados, atribuiu ao Município de Pampilhosa da Serra a melhor pontuação no Ranking Global...

Parque fotovoltaico no Alto Ceira, oport…

08-12-2021

O caso em concreto, o motivo desta reflexão, é o  auto intitulado Movimento pela Defesa do Alto Ceira.  Segundo os seus promotores, não sabemos se fundadores, e citamos, "Partimos da...

Pampimel Assembleia Geral

29-11-2021

Vai realizar-se a 8 de dezembro em Fajão a Assembleia Geral da PAMPIMEL, paralelamente vai ocorrer o tradicional almoço de apicultores, e tertúlia apícola. O evento a ocorrer no restaurante...

Parque Solar Fotovoltaico em Fajão

26-11-2021

Discussão Pública  

Entrevista a Elísio Chaves Presidente da…

21-11-2021

Elísio Chaves Presidente da ACRL Hoje damos voz a um homem que tem dado grande parte da sua vida e do seu tempo à nobre causa que é a do regionalismo...

Jovem Pampilhosense recebe prémio de mér…

13-11-2021

  Jéssica Ramos Matos, residente na aldeia do Armadouro,  " após a conclusão da licenciatura foi no passado dia 28 de outubro, receber o prémio de mérito (monetário) atribuído pela Câmara...

Baloiço Panorâmico Sobre o Zêzere em Val…

02-11-2021

Vale Serrão Inaugura Baloiço Panorâmico com Vista Sobre o Zêzere

Assembleia Geral da CCPS a 14 de Novembr…

27-10-2021

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra vai realizar a Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Geral Eleitoral no dia 14 de Novembro. Veja aqui a convocatória.https://serrasdapampilhosa.pt/.../assembleia-geral.../  

Guilherme Filipe - Um Pequeno Retrato do…

25-10-2021

Sendo este o ano em que se regista meio século após o seu falecimento, este grande pintor fajaense está praticamente votado ao esquecimento. Pena, porque é autor de uma grande...

Guilherme Filipe - Um Pequeno Retrato do…

25-10-2021

Sendo este o ano em que se regista meio século após o seu falecimento, este grande pintor fajaense está praticamente votado ao esquecimento. Pena, porque é autor de uma grande...

Retiro do Almocreve

20-10-2021

Roteiro Gastronómico da Restauração no Concelho da Pampilhosa da Serra 1 - Restaurante "Retiro do Almocreve" em Ponte de Fajão

Alexandra Tomé Eleita como Vice-Presiden…

19-10-2021

Novo executivo camarário reuniu pela 1ª vez: Reuniões de câmara descentralizadas e designação de Alexandra Tomé para o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal foram os destaques da sessão

Cerimónia de Tomada de Posse

15-10-2021

A Câmara Municipal convida todos(as) os(as) Pampilhosenses a assistir à Cerimónia de Tomada de Posse dos órgãos eleitos da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, que se realiza no próximo...

3º Encontro Cultural Pampilhosense Onlin…

14-10-2021

TRÊS EFEMÉRIDES PAMPILHOSENSES ASSINALADAS EM ENCONTRO CULTURAL ONLINE

A Reflexão de Hermano Almeida depois de …

07-10-2021

𝑶 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐 𝒑𝒂𝒔𝒔𝒂, 𝒕𝒂𝒍𝒗𝒆𝒛 𝒅𝒆𝒎𝒂𝒔𝒊𝒂𝒅𝒐 𝒅𝒆𝒑𝒓𝒆𝒔𝒔𝒂 𝒆 𝒒𝒖𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒅𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒑𝒐𝒓 𝒆𝒍𝒂, 𝒗𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒔𝒕𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒗𝒆𝒍𝒉𝒐𝒔 𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒐𝒔 𝒔𝒐𝒏𝒉𝒐𝒔, 𝒑𝒓𝒐𝒎𝒆𝒔𝒔𝒂𝒔 𝒆 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒓𝒂𝒏ç𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒅𝒂𝒅𝒐 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒇𝒐𝒓𝒎𝒖𝒍á𝒎𝒐𝒔 𝒆 𝒂𝒄𝒓𝒆𝒅𝒊𝒕á𝒎𝒐𝒔 𝒔𝒆𝒓𝒆𝒎...

Inauguração da Sede da L.M. do Vale Gran…

03-10-2021

 Cerimónias de Inauguração da Sede da Liga de Melhoramentos do Vale Grande

Autáquicas 2021, o Dia Depois

27-09-2021

Rescaldo das eleições autárquicas, o dia depois Dizia o escritor americano Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain: “Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é...

Resultados Autáquicas 2021 na Pampilhosa

27-09-2021

 Resultados das eleições autárquicas 2021 no concelho de Pampilhosa da Serra

A Maturidade da Democracia

21-09-2021

A maturidade da democracia Os eleitores certamente farão a escolha mais compatível com as suas convicções, mas o mais importante é que em Pampilhosa da Serra a democracia saia reforçada com...

Adriano Pires Artista Plástico Dornelens…

15-09-2021

Adriano Brás Carvalho Pires nascido em Dornelas do Zêzere em 10/05/1945, saiu de casa aos catorze anos onde partiu para descobrir o mundo e o mundo acabou por o descobrir...

Impulsionar as Pessoas e o Território

09-09-2021

Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra assina protocolo com o Instituto Politécnico de Coimbra e  integra o projeto “Impulsionar as Pessoas e o Território”, uma iniciativa do Politécnico de Coimbra...

Programa de Apoio a Edifícios mais Suste…

02-09-2021

"Os projetos elegíveis neste apoio passam por: Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a «A+»; Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes...

Festas do Concelho da Pampilhosa da Serr…

17-08-2021

Festas do Concelho 2021 – Não há distanciamento que abale a identidade, a união e a alma pampilhosense

Nuno Sabu Baterista de Rock/Metal

05-08-2021

Nuno Sabu, Baterista autodidata nascido em Lisboa, mas com fortes raízes na Pampilhosa da Serra, em particular na aldeia de Vale Serrão, vivido na capital da capital, a Graça.

Polidesportivo Disponível para a Comunid…

25-07-2021

Polidesportivo ao ar livre da Escola Sede está agora disponível à Comunidade. Novo bloco do Pré-Escolar e 1º Ciclo foi inaugurado.

Peixes que Nadam no Rio

24-07-2021

  “Peixes que nadam no rio”- Atividade de educação ambiental envolveu comunidade sénior

Dornelas do Zêzere Polidesportivo Requal…

23-07-2021

  Inauguração da Requalificação do Campo Polidesportivo e espaço envolvente à antiga Escola Primária de Dornelas do Zêzere

Eleições Autárquicas Entrevistas aos can…

22-07-2021

Em SerrasOnline News seguindo a máxima "Por uma Beira Serra Dinâmica e Criativa", procuramos mais uma vez ser criativos e inovadores.

'Desconfinar em Oleiros' trouxe cerca de…

22-07-2021

A iniciativa decorreu entre 1 de junho e 15 de julho, tendo abrangido 14 alojamentos e 10 restaurantes. Os vales foram atribuídos a 663 adultos e 83 crianças, que passaram...

Redesenhar o Território - Assinados Cont…

19-07-2021

  Áreas Integradas de Gestão de Paisagem - 47 contratos-programa assinados em Pampilhosa da Serra para “redesenhar o território”

Programa de Férias “Julho em Ação, Um mê…

13-07-2021

Desde 1999 que julho é, por regra, um mês repleto de “ação” para as crianças e jovens do concelho. Ontem começou mais uma edição do programa de férias “Julho em...

Contos e lendas de Pampilhosa da Serra

09-07-2021

O concelho da Pampilhosa da Serra, na Beira Baixa, é um dos mais fascinantes trechos da pátria portuguesa. Pelas suas 109 aldeias, as suas barragens, a sua gente. Numa das...

Dark Sky Aldeias do Xisto assinaram prot…

09-07-2021

“Apaguem as luzes para vermos as estrelas” –Parceiros do destino Dark Sky Aldeias do Xisto assinaram protocolo de cooperação em Fajão

Declaração de Utilidade Pública para Fun…

07-07-2021

  Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata recebe Declaração de Utilidade Pública

Novo Telescópio no Observatório Espacial

06-07-2021

  Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra tem novo telescópio

Época Balnear Começa a 1 de Julho

30-06-2021

  Começa amanhã, dia 1 de julho, a época balnear no concelho de Pampilhosa da Serra.

Relatório de Gestão de 2020 Aprovado em …

27-06-2021

  Relatório de Gestão do ano 2020 aprovado por unanimidade em Assembleia Municipal

Novo MiniPreço da Pampilhosa Já Abriu

24-06-2021

  Novo MiniPreço de Pampilhosa da Serra já abriu ao público

Exploração Vitivinícola do Vale do Zêzer…

21-06-2021

  Exploração vitivinícola no Vale do Zêzere cada vez mais perto de se tornar realidade

Apresentada Candidatura do PS à Câmara d…

16-06-2021

Foi apresentada a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Arganil.

Ana Brito uma Pampilhosense com arte

14-06-2021

"No local reservado à assinatura e à menção do País de onde provinha, o meu tio não escrevia apenas “José Barata, Portugal” e sim “José Barata, Pampilhosa da Serra, Portugal”...

Caminhada Combate às Plantas Invasoras

13-06-2021

  Registos da caminhada interpretativa de combate às plantas invasoras, realizada ontem, ao longo do PR6 – Caminho do Xisto de Porto de Vacas.

CCPS Comemora o 80º Aniversário OnLine

07-06-2021

  Segue-se a mensagem dirigida pela Direcção da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

Combate às Plantas Invasoras - Caminhada

07-06-2021

  Inscrições abertas! – Combate às plantas invasoras (Caminhada Interpretativa) 

Interioridade, a opinião que conta 4

03-06-2021

"Hoje tudo é diferente de alguns tempos atrás, senão vejamos, todas as nossas aldeias estão dotadas de excelentes vias de comunicação, com ótimas condições, dispõe ainda de outras infraestruturas essenciais...

Monsenhor Nunes Pereira Faleceu Há 20 An…

01-06-2021

  Assinalam-se hoje 20 anos desde o falecimento de Monsenhor Nunes Pereira.

Cabril Realiza Assembleia Geral da Liga

27-05-2021

CABRIL Assembleia Geral da Liga

Programa de apoio ao Transporte para Vac…

27-05-2021

  Covid-19: Programa de Apoio ao Transporte à Vacinação já contabiliza mais de 800 deslocações

Reconstruções na Ribeira da Póvoa e Cons…

26-05-2021

  Abertura de Concursos Públicos: Reconstrução de Pontão sobre Ribeira da Póvoa e Construção de Viaduto

Construção de Adutora em Dornelas do Zêz…

25-05-2021

  Águas do Vale do Tejo inicia construção de conduta adutora na Freguesia de Dornelas do Zêzere

Programa Educativo Descobrir e Valorizar…

25-05-2021

  Descobrir e Valorizar o Açor: Programa de Educação Ambiental arrancou hoje em Pampilhosa da Serra

Formação em Prevenção de Emergência em E…

23-05-2021

  Formação em Prevenção e Gestão de Emergência em Edifícios

Triplo "Ouro" Para Praias do C…

22-05-2021

  Triplo “ouro” para praias fluviais do concelho

Espelho da Alma dos Rios e Ribeiras do C…

18-05-2021

  Município e Associação de Pais desafiam alunos da comunidade escolar a espelhar a alma dos rios e ribeiras do concelho

Bombeiros recebem VDTD por Parte do Muni…

16-05-2021

  Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra recebem VDTD por parte do Município e oficializam 2.ª equipa EIP

Conferência Sobre Gestão de Vegetação

15-05-2021

  Pampilhosa da Serra recebeu Conferência sobre Gestão da Vegetação

Freguesias Activas em Pampilhosa da Serr…

14-05-2021

  Freguesias Ativas no concelho de Pampilhosa da Serra

7ª Alteração Orçamento com 546.000,00 Eu…

11-05-2021

  7ª Alteração ao Orçamento – Reconstrução de Pontão sobre a Ribeira da Póvoa e Projeto de Execução de Viaduto implicam reforço de 546.000,00€

Luta Contra a Vespa da Galha dos Castanh…

11-05-2021

  Município continua empenhado na luta contra a vespa da galha dos castanheiros.

Ponte de Álvaro - Uma Passagem para a Ou…

07-05-2021

Ponte de Álvaro “A ponte é uma passagem para a outra margem”. Esta frase retirada da letra de uma canção dos Jáfumega, A Ribeira, revela-se-nos apropriada para descrever a autêntica odisseia...

Aulas de Português para Estrangeiros

06-05-2021

  A partir de amanhã, dia 7 de maio, estão de regresso as aulas de Português para Cidadãos Estrangeiros.

Piódão Vence Prémio na Categoria "A…

06-05-2021

A Aldeia Histórica do Piódão, no concelho de Arganil, voltou a brilhar nos Prémios Cinco Estrelas Regiões, vencendo pelo quarto ano consecutivo na categoria “Aldeias e Vilas”. Considerada uma das...

Interioridade, a opinião que conta 3

05-05-2021

"A todas as pessoas que estão nos grandes centros urbanos e que já nada os prende lá, que venham para as aldeias pois ganharão mais alguns anos de vida."

Mais um Pampilhosense em destaque nacion…

04-05-2021

Com a nomeação para Procurador Geral Adjunto, João Manuel de Matos Ramos, conhecido localmente por Dr. João Ramos, abraça nova etapa da sua vida profissional.

Tony Carreira Cria Fundação Sara Carreir…

02-05-2021

  Tony Carreira anunciou que decidiu criar uma associação para homenagear a  filha Sara Carreira.

Retiro do Almocreve Ponte de Fajão

01-05-2021

Em plena Serra do Açor, na freguesia de Fajão Vidual, há desde à alguns tempos um motivo extra para uma visita.

Assinatura Acordos Teletrabalho no Inter…

30-04-2021

  Assinatura dos Acordos de Cooperação para a instalação dos Espaços de Teletrabalho/Coworking no Interior

3 praias Fluviais com Bandeira Azul

29-04-2021

  Candidaturas à "Bandeira Azul” foram todas aprovadas – 3 praias fluviais do concelho distinguidas

Oleiros em destaque em campanha do Turis…

28-04-2021

O Turismo Centro de Portugal apresentou esta quarta-feira a sua nova campanha promocional, intitulada “Aqui Entre Nós”. Oleiros foi um dos locais escolhidos para este vídeo, que foi apresentado no...

Teste a Feirantes do Mercado Municipal

28-04-2021

  Feirantes/produtores do Mercado Municipal testados à Covid-19