TRÊS EFEMÉRIDES PAMPILHOSENSES ASSINALADAS EM ENCONTRO CULTURAL ONLINE

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, o Grupo dos Amigos do Património Pampilhosense (GAPP) organiza a terceira edição do seu Encontro Cultural, destinado a assinalar três efemérides, num evento que decorrerá em ambiente online.

Sob o mote “3 Sessões, 3 Temas”, o encontro vai contar com a intervenção de três oradores através da plataforma digital Googlemeet, dado o facto de o país ainda se encontrar em contexto de pandemia. Todas as sessões começarão às 21:30 horas e poderão ser acedidas através de uma ligação eletrónica que oportunamente será divulgada através das redes sociais.

Caberá ao médico pampilhosense José Barata iniciar a terceira edição do encontro, com a apresentação de uma comunicação intitulada “100 anos da Gripe Pneumónica”. No dia seguinte, sábado, Ana Paula Branco abordará a criação do Ciclo Preparatório na vila pampilhosense, que celebra 50 anos em 2021. Por último, será a vez de recordar a vida e a obra do pintor fajaense Guilherme Filipe, falecido em 1971, através de uma intervenção a cargo de António Rosa.

O encontro cultural de 2021 constitui a sua terceira edição, depois de um interregno forçado em 2020 face à pandemia decorrente do COVID 19. O evento inaugural ocorreu em agosto de 2018 e destinou-se a assinalar o centenário do nascimento do padre Carlos Borges das Neves, ao passo que, no ano seguinte, foram abordados o património e as gentes da Quinta da Feteira. Ambas tiveram lugar na Biblioteca Municipal Dr. José Fernando Nunes Barata, na vila de Pampilhosa da Serra.

 

Grupo dos Amigos do Património Pampilhosense

2021-10-13