Se a ponta da chave de fenda está a deslizar contra o parafuso, é preciso aumentar a fricção ou o torque. Há muitas maneiras simples de conseguir uma melhor fixação sobre o parafuso usando itens de casa. Precisará de uma ferramenta especializada para os parafusos danificados de verdade, mas a maioria delas é bem barata e fácil de encontrar.

Método 1
Usando uma chave de fenda

   
   

1 - Maximize a fixação. Se ainda consegue pegar a cabeça do parafuso com uma chave de fenda, tente tirá-lo à mão uma última vez. Siga as instruções abaixo para aumentar suas chances:
        Se o parafuso estiver preso a um metal, borrife óleo penetrante e deixe agir por pelo menos 15 minutos.[1]
        Use a maior chave de fenda manual que couber no parafuso.
        Se possível, pegue o cabo da chave com uma chave-inglesa para ter mais alavancagem.
   

 


   
2 - Acrescente material para aumentar a força. Se a chave fica saindo da fenda danificada, cubra-a com um pedacinho de material que dê mais aderência. Pressione esse material sobre a fenda usando a chave e tente de novo. Seguem algumas opções:
        Um elástico largo cortado.
        Um pedaço de palha de aço.
        Um pedaço do abrasivo verde de uma esponja de cozinha.
        Fita adesiva, com o lado adesivo contra a cabeça do parafuso.
  
  3 - Bata a chave de fenda no lugar com um martelo. Para evitar quebrar a cabeça do parafuso, bata com cuidado. Pule este Passo se estiver trabalhando com um objecto frágil.
   


  

 4 -  Empurre para baixo com força enquanto gira. Coloque a palma da mão contra a ponta da chave de fenda, com o braço bem atrás dela. Pressione direcctamente o parafuso usando todo o antebraço enquanto gira a chave.
        Se a ferramenta estiver a escorregar, pare de usá-la imediatamente. A insistência só vai continuar desgastando a cabeça do parafuso e tornar a remoção mais difícil. Veja se está a girar o parafuso para o sentido certo, que é normalmente – mas nem sempre – o sentido anti-horário. Pressionar com firmeza enquanto desaparafusa ajuda a prevenir os escorregões.
   

 

 



 

5 - Aqueça a área. Se puder, aqueça o parafuso sem danificar o objecto ao qual ele está preso. Essa atitude muitas vezes solta as roscas. Aplique uma pistola de calor ou uma tocha de propano ao parafuso, movendo a fonte de calor constantemente para evitar o sobreaquecimento. Depois dele estiver quente o bastante para ferver uma gota de água, deixe o parafuso arrefecer e tente tirá-lo outra vez.
Se o parafuso tiver sido fixado com um agente adesivo, tal método pode funcionar ainda melhor.
   

 

 


   

 

6 - Corte um entalhe recto usando uma microrectificadora ou um serrote. Se a chave de fenda ainda não se conseguir  fixar, corte um entalhe na cabeça do parafuso, insira uma chave de fenda chata e tente girar. Pode combinar essa abordagem com qualquer uma das outras acima.

 

 

 

                                                                                                                 Método 2
                                                                                                 Usando uma chave de impacto

  
 
1 - Obtenha uma chave de impacto. Trata-se de uma ferramenta manual que enfia uma chave de fenda mais profundamente no parafuso usando um peso e uma mola. Ela é apropriada para construções resistentes, mas pode danificar electrônicos ou outros equipamentos sensíveis. Caso esteja preocupado com os danos, evite os modelos baratos com molas rígidas, pois eles exigem pancadas de martelo fortes para funcionar.                         Não se recomenda usar uma chave de impacto eléctrica, pois o excesso de força pode danificar o material ao redor.
   

 

 


   

 

 

2 - Prepare a chave de impacto para soltar parafusos. Alguns modelos têm uma alavanca. Noutros, você define a direcção girando o cabo.
  

 


  

 

3 - Segure a chave no lugar. Encaixe uma broca do tamanho correto no final da chave, coloque-a no parafuso e segure a chave a um ângulo de 90°. Pegue a chave pelo ponto médio, deixando a mão longe da ponta.
As brocas que vieram com sua chave de impacto muitas vezes são muito duras, o que facilita o processo.
   

 


 

 

4 - Bata na ponta com uma marreta. Bata com firmeza na ponta da chave usando uma marreta pesada. Uma ferramenta de borracha ajuda você a não arranhar a chave.
   

 


   

 


5 -  Verifique a direcção da chave. Algumas chaves de impacto saem da posição depois de cada golpe. Coloque a sua de volta no ponto certo se precisar.
   


   

 


6 - Repita até soltar o parafuso. Depois de o soltar, use uma chave de fenda regular para o remover do buraco.

 

 

 

                                                                                                                   Método 3
                                                                                                  Usando um extractor de parafusos

  
   
1 - Obtenha um extractor. Se a cabeça do parafuso estiver gasta, porém intacta, compre essa ferramenta. Ela é basicamente uma ponta de chave de fenda feita de um metal mais duro e com roscas esquerdas na ponta. É uma das maneiras mais consistentes de se remover um parafuso danificado, mas exige cautela. Se o extractor se quebrar no parafuso, ele pode exigir um profissional para terminar o trabalho. Para diminuir as chances disso acontecer escolha um extractor com menos de 75% do diâmetro do corpo do parafuso (não da cabeça).
        Para parafusos com cabeça de embeber ou Torx e um corpo cilíndrico exposto, use um extractor multirranhura. Ele encaixa sobre a cabeça do parafuso e o envolve com dentes na superfície interna. Em vez de seguir as instruções abaixo, bata esse tipo de extractor gentilmente para encaixá-lo no lugar e gire com uma chave de roquete.


   

 

 

2 - Faça um furo no centro da cabeça do parafuso. Coloque um punção de centro no meio exato da cabeça do parafuso e bata na ponta com um martelo para fazer um entalhe para a broca.
        Use óculos de segurança para se proteger das lascas de metal e fique com eles durante o processo.
   

 

  
3 - Perfure a cabeça do parafuso. Use uma broca feita para metais rígidos. O extractor de parafusos deverá ter o tamanho da broca estampado nalguma parte da ferramenta. Perfure com cuidado e estabilize usando um berbequim de bancada, se possível. Comece com um buraco de 3 a 6 mm de profundidade. Algo mais fundo pode quebrar o parafuso. Comece o buraco com uma broca pequena para dar à broca maior um espaço onde se prender.
   

I
  

 

4 - Bata no extractor com um martelo de latão. O metal extraduro do extractor é frágil, portanto um martelo de ferro ou aço pode quebrá-lo. Bata nele até que o extractor esteja preso com firmeza nas paredes do buraco que você fez.
   

 

 

5 - Gire o extractor com cuidado. Se o torque for muito forte ou desigual, a ferramenta pode se quebrar, deixando a sua situação pior do que antes. Uma alavanca de roquete que se encaixe bem sobre a cabeça do extractor é a maneira mais segura de remover a peça e o parafuso preso nela. A perfuração terá soltado o parafuso, portanto você poderá removê-lo sem muita força.
        Alguns kits de extracção vêm com uma porca que se encaixa sobre a cabeça do extractor. Pegue na porca com duas chaves-inglesas a cerca de 180° uma da outra, para um torque mais igual.
   


  

 

6 - Aqueça o parafuso se ele não sair. Se o parafuso não ceder ou você estiver preocupado com a quebra do extractor, tire a ferramenta. Aqueça o parafuso com uma tocha e pingue parafina ou água sobre ele para lubrificar as roscas. Experimente usar o extractor novamente depois que o parafuso tiver arrefecido.
        Cuidado para não danificar o material ao redor. Mesmo ao trabalhar com metal, é melhor usar apenas pistolas de calor ou tochas de propano. Mova a tocha ao redor do parafuso constantemente para evitar aquecer uma área por mais de um segundo por vez.

 

                                                                                                                            Método 4
                                                                                                                            Adicionais

   
   

1 - Prenda uma porca ao parafuso usando cola epóxi. Encontre uma porca que se encaixe bem ao redor da cabeça do parafuso e junte as duas peças usando um epóxi para unir metais de duas partes. Espere o produto curar conforme as instruções da embalagem, pegue na porca usando uma chave de roquete e gire.
        Se não tiver uma porca do tamanho certo, você pode colar uma menor na cabeça do parafuso, mas ela não vai fornecer tanta alavancagem.
   

 


 

2 - Perfure a cabeça do parafuso. Quebrar a cabeça costuma liberar a pressão sobre o corpo do parafuso, tornando-o mais fácil de puxar. Mas, se não funcionar, você terá eliminado a maior parte das outras opções. Escolha uma broca um pouco mais larga do que o corpo do parafuso para que a cabeça dele se solte completamente quando você terminar de perfurar. Comece com um punção de centro para fazer um buraco na metade exacta do parafuso, e procure perfurar directamente pelo meio. Depois da cabeça do parafuso quebrar, pegue o corpo dele usando um alicate de pressão e gire no sentido anti-horário para remover.
        Se a cabeça do parafuso não for plana, lixe-a ou esmerile-a usando uma microrectificadora e um acessório de pedra pontiagudo para esmerilar. Faça o furo central e perfure depois que tiver uma superfície plana sobre a qual trabalhar.
   


 

 


3 - Contrate um profissional. Se todo o resto falhar, contrate uma oficina para remover o parafuso usando electroerosão. Tal pode ser sua melhor opção se o extractor se quebrar dentro do parafuso.

 

Dicas

    Se puder aceder pelo lado de trás do objecto, veja se o corpo do parafuso está saindo por ele. Se estiver, pegue a ponta com alicates ou uma chave allen e gire por baixo.
    Veja se está girando na direcção correta. O parafuso pode ter as roscas orientadas na direcção inversa. Nesse caso, é preciso girá-lo no sentido horário para removê-lo.
    Se o buraco que sobrar estiver danificado, há várias maneiras de repará-lo:
        Deixe o buraco maior. Para aumentar a força depois de bater, aplique loctite ao buraco e instale uma inserção roscada (helicoil).
        Coloque um parafuso maior autoblocante no buraco danificado.
        Use uma porca e um parafuso em vez disso. Se estiver a unir objectos de metal, você pode soldar a porca ao metal para criar uma montagem roscada e parada.

Avisos

    As rebarbas de metal dos parafusos danificados podem magoar ou causar falhas mecânicas.

Materiais Necessários

    Chave de fenda
    Extractor de parafusos, broca ou kit para extracção
    Chave de roquete
    Berbequim
    Broca para perfurar metal
    Óculos de segurança
    Luvas de trabalho
    Martelo ou marreta
    Chave de impacto
    Extractor de parafusos
    Alicate de pressão
    Fita adesiva, elástico, palha de aço ou abrasivo de esponja de cozinha

Referências

    ↑ http://www.familyhandyman.com/automotive/how-to-remove-a-stuck-screw/view-all
    ↑ http://www.motorcycle.com/how-to/how-to-extract-stuck-screws-3440.html
    ↑ http://www.todayifoundout.com/index.php/2010/02/the-12-best-ways-to-remove-stripped-screws/
    ↑ http://www.motorcycle.com/how-to/how-to-extract-stuck-screws-3440.html
    ↑ http://www.motorcycle.com/how-to/how-to-extract-stuck-screws-3440.html
    ↑ http://diy.stackexchange.com/questions/16263/how-can-i-remove-a-really-stuck-screw
    ↑ http://www.naturalhandyman.com/qa/qastrippedscrew.html
    ↑ http://www.naturalhandyman.com/qa/qastrippedscrew.html
    ↑ http://www.motorcycle.com/how-to/how-to-extract-stuck-screws-3440.html

0
0
0
s2sdefault