Um prato típico português caracteristico da zona serrana. Fazia-se com frequência nos lagares durante o processo de produção de azeite.

Feito com três ingredientes que nunca podem faltar nesta cozinha: pão, azeite e alhos. Juntam-se à festa o bacalhau e as couves e a tiborna está feita. É um petisco bastante recorrente por estes lados.
Pode usar-se broa congelada, mas na falta desta, pode improvisado com pão de centeio e fica muito bem.
Podem preparar este prato com as partes menos nobres do bacalhau, embora eu prefira utilizar lombos por lascarem melhor e serem mais suculentos que tornam o prato ainda mais apetitoso. A hortaliça a utilizar para a confecção deste fica também ao vosso critério, costuma-se juntar grelos ou couve-portuguesa, é como vos der mais jeito e gostarem.

Tiborna de Bacalhau

Ingredientes:
(3 a 4 pessoas)

2 Lombos de Bacalhau
1 broa de milho pequena de preferência com 2 ou 3 dias
1 couve-lombarda, grelos ou outra couve a gosto
1 cenoura em rodelas, só se gostarem (opcional)
azeite de boa qualidade q.b.
dentes de alho q.b.
sal e pimenta q.b.


Método:

Descongele o bacalhau, deixe escorrer e enxugue bem.

Pincele as postas de bacalhau dos dois lados e leve-as a grelhar. Reserve.

Entretanto leve ao lume um tacho com um fio de azeite, quando este aquecer junte a couve-lombarda previamente lavada e cortada grosseiramente com as mãos. Adicione um pouco de sal, tape e espere uns 5 minutos até que perca volume e fique cozinhada. Se optar por juntar a cenoura deve fazê-lo também por esta altura e cozinhar junto com a couve. Reserve.

Corte a broa em fatias. Frite-a numa frigideira com um fio de azeite e dois dentes de alho (com casca) ligeiramente esmagados com a ponta da faca. Reserve para um prato.

Pique 4 dentes de alho finamente, junte-os a um generoso fio de azeite e aqueça até que o azeite tome o gosto destes, cuidado para não deixar queimar os alhos. Desligue o lume e reserve.

Prepare a assadeira onde vai servir a tiborna. Lasque o bacalhau e disponha-o em camadas alternadas com a couve e a broa.  Regue tudo com o azeite reservado. Finalize com um pouco de pimenta moída na altura. Sirva de imediato.


0
0
0
s2sdefault