Na localidade do Casal da Lapa, junto à Barragem de Santa Luzia, em Pampilhosa da Serra, está concluída a 1ª fase do projeto de requalificação paisagística, nos terrenos que são propriedade do Município.

Antes da intervenção foi feito um corte raso do pavimento existente, o controlo de espécies invasoras e ainda o nivelamento do terreno.

Foram depois plantadas 145 árvores de grande porte em fase de crescimento avançado, ao longo da bordadura e também no interior do “povoamento”. De acordo a legislação em vigor e o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi respeitado o afastamento de 10 metros da rede viária previsto para as faixas de gestão de combustível.

Das árvores plantadas, 80 são da espécie “ACER Pseudoplatanus” e 65 da espécie “Liquidâmbar”, ambas com elevado grau de adaptabilidade e resistência às condições atmosféricas e morfológicas do local.

A 2ª fase deste projeto prevê a plantação de medronheiros, formando também uma bordadura natural antifogo. Nesta fase, está igualmente prevista a continuação da limpeza silvícola na restante área do Casal da Lapa que é propriedade do Município.

0
0
0
s2sdefault