Projeto 100 Idade
– Reinventar o envelhecimento ativo e combater o isolamento social em tempos de pandemia
O Projeto Comunitário “100 idade”, completou recentemente um ano de existência. No atual contexto de pandemia, o projeto continua a combater o isolamento social e a solidão em todo o concelho de Pampilhosa da Serra.
Numa altura que obriga ao encerramento de casas de convívio e com o dever de confinamento, a população deixa de poder reunir-se com vizinhos e familiares. Nesse sentido, a equipa tem mantido a realização de intervenções junto dos seus inscritos, nomeadamente com a entrega, à porta de casa, de exercícios lúdicos de estimulação motora e cognitiva, mantendo assim o vínculo e o elo de ligação com a comunidade. Também o contacto com a população através de intervenções por telefone tem sido assegurado.
Desde a imposição do confinamento foram abrangidas 38 das 109 localidades do concelho, correspondendo a mais de 150 pessoas, entre inscritos e contactos diretos.
Tanto no terreno como por telefone, a equipa do “100 idade” garante que a recetividade da população tem sido muito boa, deixando comentários como:
 “Muito obrigada por este bocadinho.” (Participante de 69 anos, Covanca);
 “É bom para nos distrairmos agora que temos de estar em casa.” (Participante de 81 anos, Vale Serrão)
 “Muito obrigado por se lembrarem de mim.” (Participante de 82 anos, Moradias).
A equipa diz-se assim “de coração cheio” por poder continuar a manter uma relação de proximidade com a população, que se encontra em isolamento social devido às condições geográficas do território e ao panorama pandémico vivido na região e no país.
Recorde-se que a implementação deste projeto resulta de uma parceria entre a Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, a Cáritas Diocesana de Coimbra e a Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, através do programa “Parcerias Para o Impacto” da iniciativa pública Portugal Inovação Social, tendo como investidores sociais o Município de Pampilhosa da Serra e a Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata.

   

0
0
0
s2sdefault