Nó Simples

O Nó Simples é o nó o mais simples de todos os nós e é muito útil por diversos motivos. 

O nó faz dando-se uma volta sobre a corda, e passando o chicote através da argola que se forma. É usado para encabeçar uma corda, e para começar outros nós. É um nó que faz de falcassa no chicote de um cabo e que, no seio do mesmo, o impede de desgornir um olhal ou borne.

O Nó Simples frequentemente é usado como componente de nós mais complexos, sendo usado na primeira fase de um grande número de trabalhos de Arte de Marinheiro.

 

 

Nó de oito (ou trempe)

Este nó, tal como o nome indica, faz lembrar o número 8. É um nó de bloqueio que se executa nas ponta livres das cordas (cabos) por não poder passar através de orifícios, ou então para garantir que os nós não deslizam.

Usa-se preferencialmente à laçada ou ao nó simples por ser um nó mais volumoso, evitando assim que a corda (o cabo)  se escape em orfícios um pouco mais largos.

É usado em marinharia ara não deixar o cabo desgornir de um moitão, roldana ou olhal. É geralmente usado nas pontas das adriças, escotas, rizes e nós de correr.

 

Nó de Azelha

O Nó de Azelha utiliza-se para fazer uma argola na ponta de uma espia, ou a meio. Depois de ser sujeito a grandes trações custa muito a desmanchar.

Existem diversas versões diferentes do nó de azelha, sendo a mais simples o nó de azelha simples (á esquerda). Neste versão, o cabo é dobrado ao meio dando-se um nó simples com a ponta que contém a alça da dobra.

O nó de azelha em oito (á direita) é uma das muitas variações do nó de azelha que garante uma maior resistência da corda que o nó de azelha simples.

 

Nó de correr

O nó de correr é também chamado nó de laço ou laçada. Este é um dos nós que soca tanto mais quanto maior o esforço feito na corda.

O nó de correr serve para fixar rapidamente uma corda a um tronco, por exemplo.Quando se utiliza para atar a um tronco longo ou a um ramo de árvore (ver acima), começa-se por dar uma volta pelo objecto e passar um chicote sobre o outro (A)  fazendo-se depois um nó simples com o chicote(B), obtendo-se a laçada no final (C)

Quando se pretende uma laçada livre (ver acima), por exemplo, para prender a um poste pequeno, começa-se por fazer um cote directo (A), e passa-se depois o chicote livre por dentro da argola, dobrado, formando um seio (B).

Como o nó de correr, quanto mais puxarmos, mais apertado fica o laço em torno do objecto, nunca deverá ser utilizado como laçada para o salvamento de pessoas.

 

Nó Direito

O nó direito pode ser utilizado para unir duas cordas ou cabos, desde que estes sejam da mesma espessura (bitola) e do mesmo material. Quando não se verifiquem estas duas condições, o nó direito não é adequado para unir os dois cabos, pois a terá tendência para recorrer e libertar-se, sendo nestas condições mais adequado utilizar o nó de escota (ou de tecelão).

O nó direito é constituído por duas laçadas montadas em sentidos opostos de modo a que os chicotes do cabo fiquem do mesmo lado, paralelos ao seio do cabo e opostamente um ao outro.

Originalmente o nó direito foi usado em marinharia para atar os rizes das velas de modo a reduzir a superfície. Este nó, que é simétrico e plano, pode ser posto em carga em ambas as extremidades. Para o desfazer basta empurrar as duas extremidades uma contra a outra ou puxando uma extremidade e virando o nó.

 

Nó de Escota

 

O nó de escota é um nó muito útil que serve para unir espias ou cordas de espessura diferente, podendo ser usado para prender uma espia a uma argola. Em marinharia diz-se que serve para unir cabos de bitolas diferentes ou para unir uma alça a um chicote. Existem diversas variantes do nó de escota, nomeadamente o nó de escota duplo e o nó de escota pronto a disparar.

Note-se que é o cabo mais fino que deve ser usado para fazer as voltas em torno da alça, que deve ser formada com o cabo mais grosso e nunca o contrário.

 

 

Nó de Escota Duplo

O nó de escota duplo desempenha as mesmas funções que o nó de escota, mas é mais firme e fiável devido à volta adicional que impede ainda mais que o cabo mais fino recorra e o nó se desfaça.

 Nó de Escota pronto a disparar

O nó de escota pronto a disparar é muito semelhante ao nó de escota, mas é deixada uma ponta que puxada desfaz o nó com grande facilidade. É usado quando se quer fazer um nó de escota para uma utilização muito reduzida no tempo e se pretende depois recuperar os cabos rapidamente.

 

Nó de Tecelão

 

 

O que diferencia este nó do nó de escota é o modo como ele é feito e as cordas em que se utilizam.

Este nó, como o próprio nome indica, é utilizado em cordas muito finas, em particular em fios da espessura dos de tecer.

Note-se que no nó de tecelão os fios usados são, na maior parte das vezes, da mesma espessura.

Cruzam-se as duas espias ficando a da direita por baixo. De seguida o seu seio vai dar uma volta em torno do chicote, formando, assim, uma argola por onde vai passar o chicote da outra espia

 

 

 

 

Nó de Barqueiro (Nó de Porco)

O Nó de Barqueiro, também é conhecido por Nó de Porco, Nó de Ajuste ou, em marinharia, por Volta de Fiel é muito util para fixar qualquer parte de uma espia a uma vara. O nó pode ser aplicado em varas ou barrotes nas diversas construções do pioneirismo. Existem duas formas fáceis de fazer e aplicar este nó, a saber:

  1. Aplicação do nó em torno da vara, como se pode ver na imagem seguinte:
  2. Aplicação do nó na ponta de uma vara, preparando o nó fora da mesma, como se pode ver na imagem seguinte:

O nó de porco é um dos mais usados em pioneirismo, sobretudo pela facilidade de execução e por ser fácil de desfazer mais tarde, para além da sua funcionalidade. É usado em muitas ligações de larga aplicação no pioneirismo como o botão em cruz e o botão em esquadria.

É contra-indicado em casos em que a ponta fixa não tenha tração exercida sobre ela permanentemente, devendo nesse caso ser rematado. Nesse caso, o nó deve ser sempre verificado, pois com demasiados movimentos pode desfazer-se. Nesses casos, use o Lais de Guia ou faça uma finalização no nó de porco com outro nó para garantir que ele não se desfaça.

Nó de Pedreiro

                                                

O Nó de Pedreiro, Volta da Ribeira ou Nó de Lenhador é um nó utilizado para prender uma espia a uma estrutura sólida de formato aproximadamente cilíndrico (tronco, feixe de galhos, etc.) depois mantê-la sob tensão. É um nó que quanto mais se puxa, mais aperta, sendo ideal para realizar trabalhos de tração em que o objecto a transportar tenha tendência para se soltar.

O nó pode ser feito criando uma alça em torno da estrutura a agarrar e depois enrolando a ponta do cabo em torno da ponta da alça do seu lado após passar em volta do lado do cabo que servirá para a tração (figura em cima à direita, nó de cima), ou pode fazer-se uma alça e enrolar antes de colocar no pau, passando então a parte do cabo que servira para a tração pela alça na ponta do enrolamento (figura em cima à direita, nó de baixo).

É usado pelos lenhadores para puxar troncos, sendo necessário por vezes reforçá-lo com laçadas suplementares ao nó que reforcem a tração ao longo do tronco (ou de pedras-ver imagem à direita).

 

Nó de Pescador

O Nó de Pescador, Nó de Cabeça de Cotovia ou Nó de Burro, é um nó que permite unir cabos de espessuras diferentes ou iguais e que é relativamente fácil de desfazer. É particularmente útil com espias molhadas ou escorregadias, daí o seu muito uso pelos pescadores. Pode também ser usado em cabos rígidos ou feitos de materiais que apresentem entre si baixos coeficientes de atrito.

Na versão mais normal (ver acima) os chicotes de cada cabo são colocados lado a lado em sentidos opostos. Cada um deles é atado então com um nó simples em torno do seio do outro cabo. Os nós são socados e corridos simultaneamente para apertar o nó.

Uma aplicação corrente é no chapéu de escuteiro, também conhecido por "chapéu de BP" ou simplesmente por "BP" que possui uma correia na qual é feito um nó de pescador ou de cabeça de cotovia, que fica em cima da aba do BP e que permite ajustar a correia à medida pretendida.

Numa outra versão muito usada em marinharia podem usar-se nós de oito em vez dos nós simples.

Para desfazer o nó, em qualquer das versões, puxam-se os chicotes de modo a correr os nós em sentido opostos afastando-os e desfazendo os nós de seguida.

 

Nó de Encapeladura

O nó de encapeladura (de dois) ou nó de tripé pode ser usado para descer ou guindar uma pessoa, fazer correias para puxar uma carroça ou para fazer uma dupla arreata para animais, podendo ser facilmente transformado no nó de cadeira de bombeiro.Pode ser usado como nó para formar um tripé (ver abaixo).

Unindo as pontas soltas e prendendo um mastro na intersecção da encapeladura, podem aplicar-se estacas nas três alças formadas para espiar um mastro ver abaixo.


Nó de Encapeladura de  3

O nó de encapeladura de 3(à esquerda) pode ser usado para diversos fins decorativos, nomeadamente para produzir coxins. Uma aplicação usual do nó de encapeladura de 3 no escutismo é para fazer a cabeça e braços de Cristo nos crucifixos de corda.

 

 

 

Nó de Encapeladura de 4

O Nó de encapeladura de 4 é essencialmente utilizado para fazer coxins (ver abaixo).

 

Cadeira de Bombeiro

Nó cadeira de bombeiro é um tipo de nó que forma uma trama em torno dos quadris adequada para descer ou guindar pela corda pessoas sentadas. Pode também ser usado para prender simultaneamente o pescoço de dois animais que puxam uma carroça.

Este nó inicia-se com o nó de encapeladura do qual resultam duas argolas e duas pontas uma para cada lado, com uma das pontas faz-se uma argola e por dentro dessa argola passa-se a que já estava feita, e para terminar faz-se o mesmo com a outra ponta. Por ficam dois laços que podem passar-se um por cada perna de uma pessoa que queiramos suspender, ou pelo pescoço de dois animais.

Lais de Guia

O Lais de Guia é um nó que não corre. É fácil de fazer pois tem poucas voltas, é estável e resistente, sendo normalmente feito de forma que fique um laço fixo em uma das extremidades da corda. É igualmente fácil de desmanchar depois de sujeito a um grande esforço. Quando o cabo é de fibra sintética deve ser bem socado para não correr e em cordas muito rijas de qualquer tipo não tem utilidade pois as voltas não se acomodam e não se consegue apertar bem, pelo que oferece segurança pois não.

Há várias maneiras de fazer um Lais de Guia e o chicote poderá ficar dentro ou fora da volta final. O modo mais fácil de o fazer num cabo leve é fixar um dos extremos e trabalhar com o chicote solto, como representado abaixo.

É útil quando queremos uma laçada que não corra e é utilizado, por exemplo, para içar animais, pessoas ou objetos de modo que não aperte os mesmo quando é exercida a tracção e fica sob tensão. Em marinharia é provavelmente o nó mais útil a bordo, sendo usado também para prender os barcos aos locais de amarração dos cais.

Lais de Guia Duplo

O lais de guia duplo também é chamado de nó de salvação duplo ou nó lais de guia singelo pelo seio.

 

Aplica-se em vez do anterior quando a corda utilizada é pouco resistente em relação ao esforço que irá fazer. Como o lais de guia duplo fica com duas alças pode ser utilizado para suspender uma pessoa passando uma perna por cada alça, à semelhança do nó cadeira de bombeiro.

 

Nó de Catau

O nó de catau, nó de encurtar ou nó perna de cão  é um nó que serve para encurtar um cabo ou reforçar um cabo poído, retirando a tensão da parte danificada.

A sua preparação pode fazer-se de duas maneiras.

1 - Dobrando o cabo em forma de Z e fazendo um cote direto em torno de cada dobra.

2 - Sobrepondo três argolas feitas com o cabo e passando o cabo da do meio pelas outras e esticando.

 

Nó de aboço

O nó de aboço é também conhecido como nó de Carrick, nó de espia, calabrote dobrado ou nó de Brandais, havendo variações entre diferentes áreas profissionais que utilizam o nó.

Pode ser usado para diversos fins, nomeadamente para fins decorativos sendo muito utilizado em arte escutista. No entanto, a aplicação mais normal é para unir dois cabos da mesma bitola de modo que que não corram.

Começa-se por fazer uma alça com uma das pontas de corda a ser unidas e depois com a outra ponta de corda fecha os nó seguindo o percurso representado na figura 1. O nó final fica como representado na figura 2.

                                                       

 

Nó de Botija

O nó de botija para além de servir como nó de amarração, é também utilizado para suspender garrafas pelo gargalo (dai a origem do seu nome).

Muitos escuteiros que fazem as suas anilhas para os lenços usando o nó cabeça de turco ou outro rematam o nó com um nó de botija. Na marinha também é usado como adorno no fiador das espadas, daí designar-se também por nó de Espada.

Para fazer o nó, depois de se fazerem duas voltas redondas, de sentidos contrários e ligeiramente sobrepostas, obriga-se o seio a seguir o percurso indicado pelas setas na figura acima.

 

Lais de Guia Espanhol

O lais de guia espanhol permite obter duas alças que são fixas e que por isso podem ser usadas para içar pessoas, seja usando uma alça em cada perna seja usando uma alça por baixo das duas pernas e outra atrás das costas.

Para realizar este nó, começa por dar-se ao cabo a configuração da figura A abaixo.

Depois sobrepõem-se ligeiramente as partes internas das voltas V1 e V2, como apresentado em B, e rodando o cruzamento P1 à volta do eixo E, de modo a leva-lo ao ponto P2, obtém-se o que está paresentado em C.

Finalmente, com V1 e V2 a seguirem as setas como mostra C, obtem-se o Lais de Guia Espanhol, como apresentado em D.

 

Volta de Camionista

A volta de camionista é muito usada para içar ou prender cargas em camiões ou vagões de comboio, pois pode ser usado como aparelho de força com um fator de desmultiplicação de 2:1. É fácil de fazer e desfaz-se facilmente quando se alivia a tensão.

Começa por  passar por baixo de um olhal fixo ou de um gancho fixo abaixo (A na Figura abaixo) e depois  dobra-se em três partes. Com a parte que irá para cima faz-se um estrangiulamento na dobra superior e torce-se como no lais de guia deixando-se uma dobra (B). Passa-se então o chicote por dentro do chicote  e puxa-se aplicando-se tensão. Quanto maior for a tensão aplicada mais forte é o nó.

 

Nó da Amizade

O nó da amizade é um nó quadrado, ou em esquadria, que se dá nas pontas do lenço durante atividades com muitos escuteiros, como acampamentos regionais, acampamentos nacionais ou jamborees.

O objetivo é mostrar ao outro que a amizade começada naquele acampamento tem significados. Muitos escuteiros depois de feito o nó da amizade nunca mais o desfazem, mesmo quando o lenço vai para lavar. Uma vez que um lenço não pode ter muitos nós da amizade, só se deve permitir fazer o nó da amizade quando for de facto uma relação muito especial.

Execução:

Compilado de:

http://www.agr1324-cne-escutismo.org/pioneirismo/index.php/

 

 

 

 

Pin It

Breves em SerrasOnline

Apelo à moderação do consumo de água

10-08-2022

A situação de seca severa/extrema vivida em grande parte do território nacional, que se tem vindo a agravar devido às elevadas temperaturas que se têm feito sentir neste verão, é...

Cascalheira e Ronqueira escolhidas para …

10-08-2022

Foram apresentadas esta segunda-feira em conferência de imprensa, as iniciativas que pretendem assinalar o Dia Internacional da Juventude, na Região Centro, que se celebra na próxima sexta-feira, dia 12 de...

Fonte velha do Armadouro

10-08-2022

Esta é a primeira fonte do Armadouro e local de passagem indispensável para as gerações que outrora lá se deslocavam, quer fosse para ir buscar água ou para demorados convívios.

Adeus Amigo

10-08-2022

O Jornal SerrasOnline News está mais pobre e certamente mais incompleto, pois o seu Diretor Adjunto foi vencido pela batalha que travava à algum tempo.

Restaurante As Beiras distinguido

10-08-2022

O restaurante As Beiras, situado no Casal da Lapa, foi um dos 39 restaurantes distinguidos ontem, na Mealhada, na cerimónia de entrega de placas e diplomas do Programa Seleção, Gastronomia...

Entrega dos certificados do curso Portug…

03-08-2022

Foram hoje entregues os certificados do curso “Português - Língua de Acolhimento”, aos 18 migrantes residentes no concelho de Pampilhosa da Serra que o concluíram.

Exposição de Digigrafia de António F. Ma…

29-07-2022

Não perca a inauguração da exposição de digigrafia "Cor a Cor Traço esta Terra" já no próximo dia 5 de agosto, pelas 18h00.

“Arte com Xisto” para apreciar com o cor…

22-07-2022

Foi inaugurada, na tarde hoje, dia 15 de julho, a exposição “Arte com Xisto”, que contém trabalhos elaborados por José Antunes Ramos, criador do projeto Aldeias do Zé.

Feira do Artesanato e Gastronomia Inscri…

05-06-2022

  Inscrições para a XXIII Feira do Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra (Artesanato e Produtos Endógenos / Gastronomia (tasquinhas)

Festas do Concelho de 14 a 18 de Agosto

01-06-2022

  Festas do Concelho de 14 a 18 de agosto na Vila de Pampilhosa da Serra

Reunião com Empresários da Construção Ci…

26-05-2022

  Reunião com empresários ligados à construção civil e atividades conexas pretende esclarecer e fomentar a participação e acesso a procedimentos de contratação pública

Campanha de recolha alimentar

23-05-2022

Campanha de recolha alimentar

Apoio Excepcional de Crise (AEC) - À ate…

18-05-2022

  Apoio Excecional de Crise (AEC) - À atenção dos agricultores e correntes da invasão militar da Rússia ao território da Ucrânia e a necessidade de apoiar os agricultores a fazer...

Evento CITO - Caminhar pela Natureza

16-05-2022

  O evento CITO – Caminhar pela Natureza, convida os geocachers e todos(as) os(as) amantes da natureza, a descobrir parte do vasto património natural do território, através de uma GeoCaminhada ao...

Exposição de Pintura Abstrata de Patríci…

15-05-2022

  Exposição de Pintura Abstrata de Patrícia Reis

15º Convívio Regionalista das Colectivid…

15-05-2022

  Após dois anos de intervalo devido à pandemia, é com agrado que recebemos a noticia que o movimento do Regionalismo da freguesia de Fajão-Vidual, está a planear voltar a realizar...

“Estórias Trágico Marítimas de um Pampil…

30-04-2022

Lançamento do Livro “Estórias Trágico Marítimas de um Pampilhosense” do Valserrense Barata Lopes No passado dia 24 de Abril foi lançado no salão da União Progressiva de Vale Serrão o livro...

Vale Serrão em Festa 2022

29-04-2022

VALE SERRÃO EM FESTA Decorreu no passado dia 24, mais um almoço anual da colectividade de Vale Serrão. Este ano com um sabor muito especial, após um interregno de dois anos, devido...

Exploração Vitivinícola do Vale do Zêzer…

13-04-2022

Contratos de arrendamento "abrem caminho" a exploração vitivinícola no Vale do Zêzere

Dia do Município Pampilhosa da Serra

10-04-2022

Comemorações do Feriado Municipal de Pampilhosa da Serra – O dia que marca “a história do viver e do sentir de cada um dos Pampilhosenses”

Comemorações do Dia do Município

07-04-2022

Comemorações do Dia do Município Pampilhosa da Serra, assinala, no dia 10 de abril, o seu Feriado Municipal. A efeméride remonta a 1388, ano em que os homens bons da...

Lançamento de Livro em Vale Serrão a 24 …

06-04-2022

No próximo dia 24 de Abril, na Casa de Convívio em Vale Serrão vai ser apresentado, o livro "Estórias Trágico Marítimas de um Pampilhosense". "A presente obra, depois de descrever a...

Almoço Anual da UP Vale Serrão

06-04-2022

       Recebemos da UPVS o seguinte comunicado que transcrevemos a seguir.   ASSUNTO: ALMOÇO ANUAL DIA 24 de ABRIL de 2022 em VALE SERRÃO

Vilar da Amoreira, Crónica de uma aldeia…

01-04-2022

Por: António Amaro Rosa Por: António Amaro Rosa

Yanni e Tiago Silva em Pampilhosa da Ser…

31-03-2022

O famoso músico, teclista e compositor grego, confirmou já a sua presença num espetáculo de multimédia a realizar na barragem de Santa Luzia numa noite de agosto de 2022.

Tiago Silva no Festival do Arroz da Lamp…

25-03-2022

  O Festival do Arroz da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio é promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, conta com a parceria estratégica da Turismo Centro de Portugal e...

Centena e meia caminharam pelo Trilho In…

21-03-2022

A maior parte dos caminheiros que participaram na primeira fase da Rota Muradal – Pangeia, o famoso Trilho Internacional dos Apalaches, que decorreu no sábado, dia 19 de março, querem...

Carvalha, Aldeia dos Sonhos

16-03-2022

Eleita “Aldeia dos Sonhos 2020”, a Carvalha – pequena aldeia da União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, no município de Oliveira do Hospital –...

XXVII Feira do Livro de Arganil

16-03-2022

Entre o dia 6 e 9 de Abril realizar-se-á a XXVII Feira do Livro de Arganil no Espaço Multiusos da Cerâmica Arganilense.Organizada pela Câmara Municipal através da sua Biblioteca Municipal...

Madeirã: “Hora do Conto Encenada” foi um…

16-03-2022

A sala da Casa do Povo de Madeirã foi pequena para receber a população que quis assistir à última “Hora do Conto Encenada” no concelho de Oleiros, que decorreu no...

Património de Isna valorizado em visita …

16-03-2022

Numa lógica de descentralização da cultura e dando continuidade ao projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural 2.0, realizou-se no sábado, dia 5 de março, mais uma das Visitas Guiadas e Encenadas...

Oleiros recebe uma família de refugiados…

16-03-2022

“Desde a primeira hora que fomos contactados pelo senhor Armando Ventura, a informar-nos da situação desta família, demonstrámos toda a disponibilidade para ajudar naquilo que fosse possível, nomeadamente no alojamento...

“Bolsa de Senhorios Solidários”

16-03-2022

A Câmara Municipal decidiu criar uma “Bolsa de Senhorios Solidários”, com o intuito de alargar a possível oferta de alojamento para os refugiados Ucranianos. A decisão surge na sequência do...

Exposição “Portas do Céu” evidencia “ati…

16-03-2022

Na Galeria Principal do Edifício Monsenhor Nunes Pereira já foi inaugurada a exposição de fotografia “Portas do Céu”, da autoria de Miguel Marques. Trata-se de uma mostra itinerante realizada no...

Assinatura do auto de consignação de int…

16-03-2022

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra assinou, hoje, no Centro Cultural de Fajão, o auto de consignação de uma intervenção de cerca de 418 mil euros para reabilitar...

Homenagem às Mulheres Pampilhosenses

08-03-2022

Homenagem às Mulheres Pampilhosenses - Comemorações do Dia Internacional da Mulher

CMPS Apoia Voto de Repúdio ás Acções da …

02-03-2022

Câmara Municipal aprova voto de repúdio às ações da Rússia, de solidariedade ao povo Ucraniano e implementa medidas de apoio a refugiados

Registos de Carnaval do GCRPS na Pampilh…

01-03-2022

Registos da iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo de Pampilhosa da Serra, que neste Carnaval surpreendeu Pampilhosenses e visitantes. A sátira ao quotidiano local e a alguns temas da atualidade...

2ª Reunião Descentralizda da Câmara

28-02-2022

Decorrerá, hoje, pelas 18h00, a segunda Reunião de Câmara descentralizada, que desta vez terá lugar na Freguesia de Dornelas do Zêzere (edifício da Junta de Freguesia).

Vale do Souto Projeto de beneficiação da…

21-02-2022

O projeto de beneficiação da levada utilizada para rega em Vale do Souto, freguesia de Mosteiro e concelho de Oleiros, obteve o parecer favorável por parte da Direção Regional de...

Caminho do Xisto de Porto de Vacas volta…

21-02-2022

Dois anos depois, é com ânimo reforçado que a aldeia de Porto de Vacas, em Pampilhosa da Serra, voltará a acolher o célebre convívio “Carnaval é no Caminho do Xisto...

PDR 2020 Operação 3.2.2 / 2022

21-02-2022

PEQUENOS INVESTIMENTOS NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA - Territórios Vulneráveis pela Perigosidade de Incêndio Rural. A submissão de candidaturas está disponível até às 17:00 do dia 1 de abril de 2022.

Assinatura de Livro de Honra Expo Dubai

17-02-2022

Integrando a comitiva da CIM Região de Coimbra, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, assinou ontem o Livro de Honra do Pavilhão de Portugal, na Expo Dubai 2020.

Árvore Europeia ano de 2022 em Represent…

17-02-2022

Á𝗿𝘃𝗼𝗿𝗲 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗔𝗻𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟮, 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗦𝗼𝗯𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗮 𝗿𝗲𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹!

Pampilhosa da Serra campanha Primavera

16-02-2022

“uma campanha de vouchers de desconto direto de 25€”, que serão distribuídos presencialmente na Bolsa de Turismo de Lisboa – de 16 a 20 de março -, “numa quantidade equivalente...

Tiago Silva

11-02-2022

https://www.youtube.com/watch?v=swncxLsGXlE

Contos de Fajão

10-02-2022

Monsenhor Nunes Pereira Augusto Nunes Pereira nasceu a 9 de Dezembro de 1906 na Mata, freguesia de Fajão, concelho de Pampilhosa da Serra. Foi o segundo de quatro filhos. Seu Pai...

'Retratos de 16 anos de Folia e Foliões'

09-02-2022

Integrada na programação cultural em rede do projeto supramunicipal "Foliar entre Montes e Mar", a exposição de fotografia, organizada em parceria com a Lousitânea, pretende ilustrar "a corrida do entrudo...

Medida excecional de apoio pelo aumento …

09-02-2022

Associamo-nos à divulgação da medida excecional de apoio pelo aumento do salário mínimo nacional em 2022, criada através do Decreto-Lei n.º 109-B/2021, de 7 de dezembro, em anexo.

Aprovado o orçamento municipal de Argani…

09-02-2022

No valor de aproximadamente 24 milhões e 400 mil euros, o orçamento municipal de Arganil para 2022 foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal, no passado dia 4 de dezembro...

Curso de Nadadores Salvadores

07-02-2022

Até ao dia 4 de março estão abertas as inscrições para o Curso de Nadadores Salvadores.

Pampilhosense arranca em falso

06-02-2022

No arranque da fase de apuramento de campeão a equipa do Pampilhosense deslocava-se à Tocha com o intuito de vencer e entrar com o pé direito na prova. Já a...

Programas de apoio ao setor cultural, cr…

06-02-2022

Estão abertas candidaturas a programas de apoio ao setor cultural, criativo e associativo

Bolsa de Projetos Culturais Locais da Re…

06-02-2022

Até 15 de fevereiro de 2022 está aberta a 2ª fase de candidaturas à Bolsa de Projetos Culturais Locais da Região de Coimbra.

Castanheiro centenário é candidato a Árv…

06-02-2022

Um dos castanheiros centenários localizados na zona de Castanheira da Serra, na Freguesia de Fajão Vidual, é candidata a Árvore do ano 2022 no concurso com o mesmo nome. O...

Amália na Galeria Municipal de Oleiros

02-02-2022

Vai estar patente na Galeria Municipal de Oleiros, a partir de 5 de fevereiro, a exposição “Bem-vinda sejas, Amália” – uma produção da Fundação Amália Rodrigues inserida nas comemorações do...

Isidro Alves Poeta Autodidacta em Entrev…

02-02-2022

Isidro Alves, nasceu em junho de 1958 na aldeia de Malhadas da Serra, freguesia de Pessegueiro, concelho de Pampilhosa da Serra.

Atelier da Filhó Espichada no Cabril

01-02-2022

Atelier da Filhó inaugurado no Cabril

Parcómetros municipais: fim da suspensão…

31-01-2022

A partir do dia 1 de fevereiro a suspensão do pagamento da taxa do estacionamento de duração limitada em Arganil, motivada à data pelos constrangimentos da situação pandémica, vai ser...

Ação de Fogo Controlado na Aigra Velha, …

30-01-2022

O Município de Góis, no dia 18 de janeiro, colaborou ativamente em ação de fogo controlado, executada na Aigra Velha, numa área total de aproximadamente 24 hectares.

Município incentiva a participação públi…

30-01-2022

O Município de Oleiros vem por este meio divulgar a consulta pública que a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações – está a promover sobre a cobertura de redes públicas...

Reunião De Câmara Descentralizada

29-01-2022

Reuniões de Câmara descentralizadas  Na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, pelas 18h00, decorrerá a primeira reunião de câmara descentralizada. A sessão terá lugar na antiga escola primária do Cabril, sendo...

O Astrolábio 188

27-01-2022

Boletim da Unidade Pastoral Pampilhosa da Serra

Percursos Pedestres do Piodão

27-01-2022

De acordo com dados fornecidos pela Associação Aldeias Históricas de Portugal, o percurso pedestre “Os Povos da Ribeira de Piodam” (P.R.2), na Aldeia Histórica do Piódão, surge no topo das...

Câmara Reuniu com Comerciantes na Pampil…

26-01-2022

Câmara Municipal reuniu com comerciantes da Vila de Pampilhosa da Serra

Oleiros distinguido como Autarquia Fami…

22-01-2022

O Município de Oleiros recebeu, no passado dia 25 de novembro, em Coimbra, a Bandeira Verde, representativa da sua distinção enquanto Autarquia + Familiarmente mais Responsável.

“Mastros”: tradição distinta e autêntica…

22-01-2022

O concelho de Arganil encerra peculiares tradições nas suas freguesias e localidades. Uma delas e que recentemente parece ter sido reavivada é o “Mastro”.

Parque de Feiras e Mercados e Devesas Al…

22-01-2022

O Parque de Feiras e Mercados e o espaço das Devesas Altas, no centro da vila de Oleiros, foram inaugurados ontem, dia 10 de dezembro, pela Ministra da Coesão Territorial...

CLDS Pampilhosa Inspira-ação

22-01-2022

Desde fevereiro do ano passado que o projeto CLDS Pampilhosa Inspira-ação tem dinamizado ações de proximidade junto da população concelhia, contabilizando-se já um total de 146 sessões em 44 aldeias...

Destaques da última reunião do executivo…

18-01-2022

À margem da última reunião de câmara de 2021 e por força do aumento substancial dos números da pandemia em todo o país, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio...

EAPN Portugal visitou Pampilhosa da Serr…

18-01-2022

A EAPN Portugal visitou hoje a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, com o intuito de proceder à entrega simbólica de um tijolo, como incentivo à construção de políticas que...

Pampilhosa da Serra primeiro lugar do Ra…

18-01-2022

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses do ano de 2020, uma edição da Ordem dos Contabilistas Certificados, atribuiu ao Município de Pampilhosa da Serra a melhor pontuação no Ranking Global...

Parque fotovoltaico no Alto Ceira, oport…

08-12-2021

O caso em concreto, o motivo desta reflexão, é o  auto intitulado Movimento pela Defesa do Alto Ceira.  Segundo os seus promotores, não sabemos se fundadores, e citamos, "Partimos da...

Pampimel Assembleia Geral

29-11-2021

Vai realizar-se a 8 de dezembro em Fajão a Assembleia Geral da PAMPIMEL, paralelamente vai ocorrer o tradicional almoço de apicultores, e tertúlia apícola. O evento a ocorrer no restaurante...

Parque Solar Fotovoltaico em Fajão

26-11-2021

Discussão Pública  

Entrevista a Elísio Chaves Presidente da…

21-11-2021

Elísio Chaves Presidente da ACRL Hoje damos voz a um homem que tem dado grande parte da sua vida e do seu tempo à nobre causa que é a do regionalismo...

Jovem Pampilhosense recebe prémio de mér…

13-11-2021

  Jéssica Ramos Matos, residente na aldeia do Armadouro,  " após a conclusão da licenciatura foi no passado dia 28 de outubro, receber o prémio de mérito (monetário) atribuído pela Câmara...

Baloiço Panorâmico Sobre o Zêzere em Val…

02-11-2021

Vale Serrão Inaugura Baloiço Panorâmico com Vista Sobre o Zêzere

Assembleia Geral da CCPS a 14 de Novembr…

27-10-2021

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra vai realizar a Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Geral Eleitoral no dia 14 de Novembro. Veja aqui a convocatória.https://serrasdapampilhosa.pt/.../assembleia-geral.../  

Guilherme Filipe - Um Pequeno Retrato do…

25-10-2021

Sendo este o ano em que se regista meio século após o seu falecimento, este grande pintor fajaense está praticamente votado ao esquecimento. Pena, porque é autor de uma grande...

Guilherme Filipe - Um Pequeno Retrato do…

25-10-2021

Sendo este o ano em que se regista meio século após o seu falecimento, este grande pintor fajaense está praticamente votado ao esquecimento. Pena, porque é autor de uma grande...

Retiro do Almocreve

20-10-2021

Roteiro Gastronómico da Restauração no Concelho da Pampilhosa da Serra 1 - Restaurante "Retiro do Almocreve" em Ponte de Fajão

Alexandra Tomé Eleita como Vice-Presiden…

19-10-2021

Novo executivo camarário reuniu pela 1ª vez: Reuniões de câmara descentralizadas e designação de Alexandra Tomé para o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal foram os destaques da sessão

Cerimónia de Tomada de Posse

15-10-2021

A Câmara Municipal convida todos(as) os(as) Pampilhosenses a assistir à Cerimónia de Tomada de Posse dos órgãos eleitos da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, que se realiza no próximo...

3º Encontro Cultural Pampilhosense Onlin…

14-10-2021

TRÊS EFEMÉRIDES PAMPILHOSENSES ASSINALADAS EM ENCONTRO CULTURAL ONLINE

A Reflexão de Hermano Almeida depois de …

07-10-2021

𝑶 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐 𝒑𝒂𝒔𝒔𝒂, 𝒕𝒂𝒍𝒗𝒆𝒛 𝒅𝒆𝒎𝒂𝒔𝒊𝒂𝒅𝒐 𝒅𝒆𝒑𝒓𝒆𝒔𝒔𝒂 𝒆 𝒒𝒖𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒅𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒑𝒐𝒓 𝒆𝒍𝒂, 𝒗𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒔𝒕𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒗𝒆𝒍𝒉𝒐𝒔 𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒐𝒔 𝒔𝒐𝒏𝒉𝒐𝒔, 𝒑𝒓𝒐𝒎𝒆𝒔𝒔𝒂𝒔 𝒆 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒓𝒂𝒏ç𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒅𝒂𝒅𝒐 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒇𝒐𝒓𝒎𝒖𝒍á𝒎𝒐𝒔 𝒆 𝒂𝒄𝒓𝒆𝒅𝒊𝒕á𝒎𝒐𝒔 𝒔𝒆𝒓𝒆𝒎...

Inauguração da Sede da L.M. do Vale Gran…

03-10-2021

 Cerimónias de Inauguração da Sede da Liga de Melhoramentos do Vale Grande

Autáquicas 2021, o Dia Depois

27-09-2021

Rescaldo das eleições autárquicas, o dia depois Dizia o escritor americano Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain: “Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é...

Resultados Autáquicas 2021 na Pampilhosa

27-09-2021

 Resultados das eleições autárquicas 2021 no concelho de Pampilhosa da Serra

A Maturidade da Democracia

21-09-2021

A maturidade da democracia Os eleitores certamente farão a escolha mais compatível com as suas convicções, mas o mais importante é que em Pampilhosa da Serra a democracia saia reforçada com...

Adriano Pires Artista Plástico Dornelens…

15-09-2021

Adriano Brás Carvalho Pires nascido em Dornelas do Zêzere em 10/05/1945, saiu de casa aos catorze anos onde partiu para descobrir o mundo e o mundo acabou por o descobrir...

Impulsionar as Pessoas e o Território

09-09-2021

Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra assina protocolo com o Instituto Politécnico de Coimbra e  integra o projeto “Impulsionar as Pessoas e o Território”, uma iniciativa do Politécnico de Coimbra...

Programa de Apoio a Edifícios mais Suste…

02-09-2021

"Os projetos elegíveis neste apoio passam por: Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a «A+»; Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes...

Festas do Concelho da Pampilhosa da Serr…

17-08-2021

Festas do Concelho 2021 – Não há distanciamento que abale a identidade, a união e a alma pampilhosense

Nuno Sabu Baterista de Rock/Metal

05-08-2021

Nuno Sabu, Baterista autodidata nascido em Lisboa, mas com fortes raízes na Pampilhosa da Serra, em particular na aldeia de Vale Serrão, vivido na capital da capital, a Graça.

Polidesportivo Disponível para a Comunid…

25-07-2021

Polidesportivo ao ar livre da Escola Sede está agora disponível à Comunidade. Novo bloco do Pré-Escolar e 1º Ciclo foi inaugurado.

Peixes que Nadam no Rio

24-07-2021

  “Peixes que nadam no rio”- Atividade de educação ambiental envolveu comunidade sénior

Dornelas do Zêzere Polidesportivo Requal…

23-07-2021

  Inauguração da Requalificação do Campo Polidesportivo e espaço envolvente à antiga Escola Primária de Dornelas do Zêzere

Eleições Autárquicas Entrevistas aos can…

22-07-2021

Em SerrasOnline News seguindo a máxima "Por uma Beira Serra Dinâmica e Criativa", procuramos mais uma vez ser criativos e inovadores.

'Desconfinar em Oleiros' trouxe cerca de…

22-07-2021

A iniciativa decorreu entre 1 de junho e 15 de julho, tendo abrangido 14 alojamentos e 10 restaurantes. Os vales foram atribuídos a 663 adultos e 83 crianças, que passaram...

Redesenhar o Território - Assinados Cont…

19-07-2021

  Áreas Integradas de Gestão de Paisagem - 47 contratos-programa assinados em Pampilhosa da Serra para “redesenhar o território”

Programa de Férias “Julho em Ação, Um mê…

13-07-2021

Desde 1999 que julho é, por regra, um mês repleto de “ação” para as crianças e jovens do concelho. Ontem começou mais uma edição do programa de férias “Julho em...

Contos e lendas de Pampilhosa da Serra

09-07-2021

O concelho da Pampilhosa da Serra, na Beira Baixa, é um dos mais fascinantes trechos da pátria portuguesa. Pelas suas 109 aldeias, as suas barragens, a sua gente. Numa das...

Dark Sky Aldeias do Xisto assinaram prot…

09-07-2021

“Apaguem as luzes para vermos as estrelas” –Parceiros do destino Dark Sky Aldeias do Xisto assinaram protocolo de cooperação em Fajão

Declaração de Utilidade Pública para Fun…

07-07-2021

  Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata recebe Declaração de Utilidade Pública

Novo Telescópio no Observatório Espacial

06-07-2021

  Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra tem novo telescópio

Época Balnear Começa a 1 de Julho

30-06-2021

  Começa amanhã, dia 1 de julho, a época balnear no concelho de Pampilhosa da Serra.

Relatório de Gestão de 2020 Aprovado em …

27-06-2021

  Relatório de Gestão do ano 2020 aprovado por unanimidade em Assembleia Municipal

Novo MiniPreço da Pampilhosa Já Abriu

24-06-2021

  Novo MiniPreço de Pampilhosa da Serra já abriu ao público

Exploração Vitivinícola do Vale do Zêzer…

21-06-2021

  Exploração vitivinícola no Vale do Zêzere cada vez mais perto de se tornar realidade

Apresentada Candidatura do PS à Câmara d…

16-06-2021

Foi apresentada a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Arganil.

Ana Brito uma Pampilhosense com arte

14-06-2021

"No local reservado à assinatura e à menção do País de onde provinha, o meu tio não escrevia apenas “José Barata, Portugal” e sim “José Barata, Pampilhosa da Serra, Portugal”...

Caminhada Combate às Plantas Invasoras

13-06-2021

  Registos da caminhada interpretativa de combate às plantas invasoras, realizada ontem, ao longo do PR6 – Caminho do Xisto de Porto de Vacas.

CCPS Comemora o 80º Aniversário OnLine

07-06-2021

  Segue-se a mensagem dirigida pela Direcção da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

Combate às Plantas Invasoras - Caminhada

07-06-2021

  Inscrições abertas! – Combate às plantas invasoras (Caminhada Interpretativa) 

Interioridade, a opinião que conta 4

03-06-2021

"Hoje tudo é diferente de alguns tempos atrás, senão vejamos, todas as nossas aldeias estão dotadas de excelentes vias de comunicação, com ótimas condições, dispõe ainda de outras infraestruturas essenciais...

Monsenhor Nunes Pereira Faleceu Há 20 An…

01-06-2021

  Assinalam-se hoje 20 anos desde o falecimento de Monsenhor Nunes Pereira.

Cabril Realiza Assembleia Geral da Liga

27-05-2021

CABRIL Assembleia Geral da Liga

Programa de apoio ao Transporte para Vac…

27-05-2021

  Covid-19: Programa de Apoio ao Transporte à Vacinação já contabiliza mais de 800 deslocações

Reconstruções na Ribeira da Póvoa e Cons…

26-05-2021

  Abertura de Concursos Públicos: Reconstrução de Pontão sobre Ribeira da Póvoa e Construção de Viaduto

Construção de Adutora em Dornelas do Zêz…

25-05-2021

  Águas do Vale do Tejo inicia construção de conduta adutora na Freguesia de Dornelas do Zêzere

Programa Educativo Descobrir e Valorizar…

25-05-2021

  Descobrir e Valorizar o Açor: Programa de Educação Ambiental arrancou hoje em Pampilhosa da Serra

Formação em Prevenção de Emergência em E…

23-05-2021

  Formação em Prevenção e Gestão de Emergência em Edifícios

Triplo "Ouro" Para Praias do C…

22-05-2021

  Triplo “ouro” para praias fluviais do concelho

Espelho da Alma dos Rios e Ribeiras do C…

18-05-2021

  Município e Associação de Pais desafiam alunos da comunidade escolar a espelhar a alma dos rios e ribeiras do concelho

Bombeiros recebem VDTD por Parte do Muni…

16-05-2021

  Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra recebem VDTD por parte do Município e oficializam 2.ª equipa EIP

Conferência Sobre Gestão de Vegetação

15-05-2021

  Pampilhosa da Serra recebeu Conferência sobre Gestão da Vegetação

Freguesias Activas em Pampilhosa da Serr…

14-05-2021

  Freguesias Ativas no concelho de Pampilhosa da Serra

7ª Alteração Orçamento com 546.000,00 Eu…

11-05-2021

  7ª Alteração ao Orçamento – Reconstrução de Pontão sobre a Ribeira da Póvoa e Projeto de Execução de Viaduto implicam reforço de 546.000,00€

Luta Contra a Vespa da Galha dos Castanh…

11-05-2021

  Município continua empenhado na luta contra a vespa da galha dos castanheiros.

Ponte de Álvaro - Uma Passagem para a Ou…

07-05-2021

Ponte de Álvaro “A ponte é uma passagem para a outra margem”. Esta frase retirada da letra de uma canção dos Jáfumega, A Ribeira, revela-se-nos apropriada para descrever a autêntica odisseia...

Aulas de Português para Estrangeiros

06-05-2021

  A partir de amanhã, dia 7 de maio, estão de regresso as aulas de Português para Cidadãos Estrangeiros.

Piódão Vence Prémio na Categoria "A…

06-05-2021

A Aldeia Histórica do Piódão, no concelho de Arganil, voltou a brilhar nos Prémios Cinco Estrelas Regiões, vencendo pelo quarto ano consecutivo na categoria “Aldeias e Vilas”. Considerada uma das...

Interioridade, a opinião que conta 3

05-05-2021

"A todas as pessoas que estão nos grandes centros urbanos e que já nada os prende lá, que venham para as aldeias pois ganharão mais alguns anos de vida."

Mais um Pampilhosense em destaque nacion…

04-05-2021

Com a nomeação para Procurador Geral Adjunto, João Manuel de Matos Ramos, conhecido localmente por Dr. João Ramos, abraça nova etapa da sua vida profissional.

Tony Carreira Cria Fundação Sara Carreir…

02-05-2021

  Tony Carreira anunciou que decidiu criar uma associação para homenagear a  filha Sara Carreira.

Retiro do Almocreve Ponte de Fajão

01-05-2021

Em plena Serra do Açor, na freguesia de Fajão Vidual, há desde à alguns tempos um motivo extra para uma visita.

Assinatura Acordos Teletrabalho no Inter…

30-04-2021

  Assinatura dos Acordos de Cooperação para a instalação dos Espaços de Teletrabalho/Coworking no Interior

3 praias Fluviais com Bandeira Azul

29-04-2021

  Candidaturas à "Bandeira Azul” foram todas aprovadas – 3 praias fluviais do concelho distinguidas

Oleiros em destaque em campanha do Turis…

28-04-2021

O Turismo Centro de Portugal apresentou esta quarta-feira a sua nova campanha promocional, intitulada “Aqui Entre Nós”. Oleiros foi um dos locais escolhidos para este vídeo, que foi apresentado no...

Teste a Feirantes do Mercado Municipal

28-04-2021

  Feirantes/produtores do Mercado Municipal testados à Covid-19

Segunda Equipa Intervenção Permanente

27-04-2021

  Executivo Municipal formaliza a implementação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente para os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra

Clássica Ciclismo Aldeias de Xisto Termi…

25-04-2021

  Clássica Aldeias do Xisto terminou em Fajão e coroou Joni Brandão

Viabilidade Económica Exploração Vinicol…

25-04-2021

  Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC - IPC) associa-se ao estudo de viabilidade económica da exploração vinícola na região do vale do Zêzere

Assembleia Municipal Sessão Ordinária

24-04-2021

  Destaques da última Assembleia Municipal

Unidade Móvel de Cuidados de Saúde

22-04-2021

  Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra recebe unidade móvel de prestação de cuidados de saúde

UP Vale Serrão Realiza Assembleia Geral

18-04-2021

Assembleia geral Ordinária UPVS

Plano Geral de Desconfinamento

15-04-2021

  No dia 19 de abril, a generalidade do país vai avançar para a terceira fase de desconfinamento, à semelhança do que acontece no concelho de Pampilhosa da Serra.

Apoio de Novo Fundo de Emergência Empres…

12-04-2021

  Novo Fundo de Emergência Empresarial vai apoiar 49 empresas do concelho

“O dia do Município, o dia dos Pampilhos…

10-04-2021

Feriado Municipal – “O dia do Município, o dia dos Pampilhosenses”

Requalificação paisagística no Casal da …

09-04-2021

Na localidade do Casal da Lapa, junto à Barragem de Santa Luzia, em Pampilhosa da Serra, está concluída a 1ª fase do projeto de requalificação paisagística, nos terrenos que são...

Escola Básica de Oleiros reabre após obr…

08-04-2021

A Escola Básica de Oleiros reabriu no dia 5 de abril, depois de obras de beneficiação. De manhã as crianças foram recebidas com muita animação e o Executivo Municipal, na...

Destino Dark Sky Aldeias do Xisto

07-04-2021

A Região de Coimbra associa-se à Dark Sky International Week que decorre  esta semana, com o lançamento do evento “O Céu da Região de Coimbra”, que vai realizar-se  no dia...

Pampilhosense Ana de Brito no Supremo Tr…

07-04-2021

A Juíza Conselheira Ana Maria de Brito, por deliberação do Plenário Ordinário do Conselho Superior da Magistratura, realizado em de 23 de fevereiro de 2021, foi nomeada Conselheira do Supremo...

Mais de 1000 Utentes Vacinados no Concel…

01-04-2021

  Mais de 1.000 utentes já foram vacinados no concelho de Pampilhosa da Serra

Interioridade, a opinião que conta 2

30-03-2021

"Quanto à Ponte de Fajão, já lá vai o tempo em que se acreditava que iria acabar deserta como já acontece em algumas aldeias. Os mais velhos residentes foram partindo...

Isenção de Taxas, Subsídios e Medidas de…

30-03-2021

  Reunião de Câmara: Aprovação da isenção do pagamento de taxas para esplanadas, atribuição de subsídios no âmbito do Feriado Municipal e o balanço das Medidas Municipais de Emergência.

Máquinas Éticas - da Moral da Máquina à …

27-03-2021

António Lopes, escritor pampilhosense e Luís Moniz Pereira acabam de lançar o interessante livro "Máquinas Éticas - Da Moral da Máquina à Maquinaria Moral". Embora esta edição já tivesse chegado...

Actividade "A minha aldeia é fixe, …

26-03-2021

  No âmbito do plano de ação do projeto CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação!, coordenado pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e promovido pela Câmara Municipal de Pampilhosa da...

Reposição dos Kits 1ª Intervenção Incênd…

26-03-2021

Município inicia a reposição do material dos kits de primeira intervenção para incêndios.